Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO DESBASTE SOBRE OS VOLUMES DE BIOMASSA E O TEOR DE TANINOS CONDENSADOS DA CASCA DE Mimosa caesalpiniifolia BENTH.

RESUMO

Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do desbaste sobre os volumes de madeira por hectare e no teor de taninos na casca de Mimosa caesalpiniifolia. O plantio foi subdividido em duas parcelas, uma que sofreu desbaste aos 12 e aos 55 meses de idade (T1), enquanto a outra foi mantida intacta (T2). Foram realizadas medições das variáveis dendrométricas e, em seguida, abatidas dez árvores, sendo cinco em cada uma das parcelas. Posteriormente, determinou-se o volume, a massa e o teor de umidade, da madeira e da casca. Em seguida, foi quantificado o teor de sólidos totais (TST), o índice de Stiasny (I) e o teor de taninos condensados (TTC) na casca. A produtividade de madeira seca foi estatisticamente diferente entre os dois tratamentos com valores de 26,7 e 22,8 t ha-1 para T1 e T2, respectivamente. A porcentagem de casca seca correspondeu a 16% da biomassa total para ambos os tratamentos. A única variável que apresentou diferença significativa foi o I, sendo os valores com e sem desbaste de 59,83 e 79,31%, respectivamente. Portanto, verificou-se que a forma em que o desbaste foi empregado altera o I e a massa de madeira seca, porém não alterou a concentração de taninos presentes na casca da espécie.

Palavras-Chave:
Metabólitos secundários; Floresta secas; Práticas silviculturais

Sociedade de Investigações Florestais Universidade Federal de Viçosa, CEP: 36570-900 - Viçosa - Minas Gerais - Brazil, Tel: (55 31) 3612-3959 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rarvore@sif.org.br