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Que fatores de satisfação e motivação estão afetando o desenvolvimento da carreira acadêmica em instituições de ensino superior em Portugal?

Os docentes ou pessoal acadêmico são um importante grupo constituinte e recursochave das instituições de ensino superior (IES). A centralidade do papel do docente faz dele um escultor fundamental da cultura institucional, com implicações na qualidade da instituição e, consequentemente, na prossecução dos objetivos da instituição. A procura de docentes no ensino superior tem vindo a aumentar e é expectável que continue a crescer. Além disso, o desempenho do pessoal docente (grupo no qual se incluem docentes e investigadores) determina em grande medida a satisfação dos estudantes e tem impacto na sua aprendizagem. Existe um vasto conjunto de fatores que contribuem para minar o compromisso do pessoal docente com suas instituições e carreiras. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação do pessoal e em manter vivo seu entusiasmo. Pessoal docente bem motivado pode, com o apoio adequado, construir uma reputação nacional e internacional para si e para a instituição nas áreas profissionais, na investigação e na publicação. Este artigo visa identificar tópicos com impacto na satisfação profissional e motivação do pessoal docente das instituições de ensino superior em Portugal, descrevendo um estudo em curso financiado pela União Europeia, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

ensino superior; satisfação; motivação; acadêmicos


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