Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos e mecanismos de gestão: contribuições ao processo decisório em conselhos de políticas públicas1 * Artigo produzido a partir de resultados da pesquisa Processos de gestão e impacto da participação social em conselhos de políticas públicas, realizada com subsídios do Edital Universal MCT/CNPq no 014/2010.

Instrumentos y mecanismos de gestión: contribuciones al proceso toma de decisiones en consejos de políticas públicas

Instruments and mechanisms of management: contributions to the decision making process in public policy councils

A administração pública no Brasil conta com diretrizes e parâmetros estabelecidos em documentos, a exemplo de leis, políticas ou planos, que se constituem em instrumentos para nortear e qualificar a gestão democrática das políticas públicas. A investigação buscou identificar instrumentos e mecanismos de gestão utilizados no processo decisório pelos Conselhos Municipais de Assistência Social e de Saúde em Chapecó (SC). A partir da leitura de atas (2005 a 2009), obtiveram-se como instrumento mais citado os relatórios de prestação de contas, embora esses não evidenciarem articulação com objetivos e metas definidos no plano municipal. Os mecanismos mais utilizados são comissões internas, capacitação, conferências e comunicação com outras organizações. Os conselhos estudados recorrem a instrumentos e mecanismos com potencial para ampliar a participação na gestão pública municipal.

políticas públicas; conselhos gestores; processo decisório; participação social; instrumentos e mecanismos


Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br