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Bem-estar e busca de ajuda: um estudo exploratório entre alunos de medicina ao final curso

OBJETIVO: Dúvidas, competição e o exame de residência aumentam o estresse e a insegurança ao final do curso; entretanto, sabe-se que alunos de Medicina são resistentes a procurar ajuda, especialmente para problemas emocionais. Este estudo investigou a relação entre bem-estar, percepção de necessidades e busca de ajuda entre alunos do último ano do curso médico. MÉTODOS: Utilizou-se os Inventários Beck (ansiedade e depressão), o WHOQOL-breve (qualidade de vida) e um questionário para avaliar necessidades e o uso dos recursos de suporte institucionais. RESULTADOS: Os alunos relataram boa qualidade de vida (68%), mas apresentaram sintomas de ansiedade (27%), depressão (20%) e prejuízo na vida social. Cinquenta e um porcento deles reconheceram necessidades acadêmicas e 25% necessidades psicológicas. Apenas parte dos alunos com sintomas de ansiedade e depressão, ou qualidade de vida ruim, usou os recursos institucionais de suporte. Ser mulher, reconhecer necessidades psicológicas e sintomas de ansiedade mostrou-se associado ao uso do Serviço de Saúde Mental da escola. Satisfação com as relações e mudanças positivas derivadas da atividade mostrou-se associada à participação na Tutoria. CONCLUSÃO: Há diferentes fatores envolvidos na busca de ajuda e identificá-los pode colaborar no desenvolvimento de estratégias de sensibilização dos alunos quanto à busca de ajuda durante o curso

Adaptação psicológica; estudantes de medicina; ansiedade; depressão; qualidade de vida


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