Acessibilidade / Reportar erro

Effect of competence health cultivation on the prevention and control of inadvertent perioperative hypothermia

RESUMO

OBJETIVO

Explorar a viabilidade do cultivo da competência em saúde na prevenção e controle da hipotermia perioperativa inadvertida (IPH).

MÉTODOS

Pacientes com cirurgia espinhal marcada foram divididos em dois grupos, A e B, pelo método de números aleatórios. O grupo B foi conduzido com base na gestão rotineira para prevenção de IPH; já no grupo A, foram implementadas medidas de treinamento em competência de saúde. As pontuações do questionário sobre competência em saúde, a temperatura aferida em diferentes momentos, complicações relacionadas à IPH e hospitalização dos dois grupos foram observadas e comparadas.

RESULTADOS

Os principais índices de avaliação, como a pontuação do questionário sobre competência em saúde, a variação de temperatura e as complicações relacionadas à IPH durante o período perioperatório foram significativamente melhores no grupo A do que no grupo B (p<0,05). Os índices de anestesia, despesas hospitalares totais e satisfação com o serviço de saúde também foram significativamente melhores no grupo A do que no B, o que demonstra as vantagens do cultivo da competência de saúde tanto em médicos como em pacientes.

CONCLUSÃO

Por meio do cultivo de competências de saúde e de medidas viáveis de gestão da saúde, a equipe médica pode melhorar a qualidade da prevenção e gestão da IPH.

Período perioperatório; Hipotermia; Gestão em saúde

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br