Acessibilidade / Reportar erro

Demência avançada em uma amostra de idosos brasileiros: análise sociodemográfica e morbidades

Resumo

Objetivo:

investigar o perfil sociodemográfico e de morbidade de pacientes com demência avançada e dados sociodemográficos de seus respectivos cuidadores primários.

Método:

foram obtidos dados de 67 idosos recrutados para um estudo observacional, prospectivo, não randomizado e não cego de pacientes em fase avançada de demência, por meio de entrevistas realizadas com os cuidadores primários. Para as análises estatísticas, foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSSr) para Windowsr, na versão 19.0.

Resultados:

a maioria dos pacientes com demência avançada é do sexo feminino, viúva, não institucionalizada e de baixa renda. Destacam-se as elevadas taxas de acidente vascular encefálico, sarcopenia e úlceras por pressão. A maioria dos cuidadores são do sexo feminino, casados, filhos do paciente e desempregados. Somente um terço dos pacientes apresenta cuidador contratado.

Conclusão:

os pacientes com demência avançada apresentam elevado grau de morbidades, baixa renda e são dependentes de cuidados de familiares, geralmente filhas desempregadas.

Palavras-chave:
doença de Alzheimer; comorbidade; fatores socioeconômicos; idoso

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br