Acessibilidade / Reportar erro

Repair of soft tissue defects of the fingers with medial plantar venous flap

RESUMO

OBJETIVO

Relatar os procedimentos cirúrgicos e a eficácia do uso de retalhos plantares mediais venosos para reparo de defeitos de tecidos moles dos dedos.

METODOLOGIA

De março de 2010 a abril de 2012, foram colhidos retalhos plantares mediais venosos para reparar ferimentos de 31 dedos em 29 casos. Entre eles, 13 dedos médios com defeitos nas pontas em 11 casos, 7 dedos com defeitos na parte dorsal em 7 casos e 11 dedos com defeitos na polpa digital em 11 casos. O tamanho dos defeitos variava de 1,2 cm × 1,5 cm a 2,5 cm × 3,5 cm. Foram colhidos retalhos plantares mediais venosos de 1,5 cm × 2 cm a 3 cm × 4 cm. Foram adotados enxertos de pele de espessura total na área doadora.

RESULTADOS

Todos os 31 retalhos sobreviveram, com exceção de 1 retalho com crise arterial e 2 casos com crise venosa. Esses problemas foram corrigidos a tempo com anastomoses secundárias das artérias e veias e os retalhos sobreviveram. Os ferimentos e áreas doadoras atingiram cicatrização por primeira intenção. Todos os enxertos de pele sobreviveram. Foi realizado acompanhamento pós-operatório em de 26 dedos em 24 casos por 4 a 12 meses, sendo que dos casos tratados 5 não tiveram acompanhamento. As partes dorsais dos dedos lesionados apresentaram morfologia normal, com cor e textura da pele muito similares a da pele normal. Após o reparo dos defeitos nas pontas e polpas digitais, impressões digitais apareceram e a sensação protetora foi restaurada.

CONCLUSÃO

Os defeitos de tecido mole dos dedos podem ser reparados de forma satisfatória com retalhos plantares mediais venosos, com poucos danos à área doadora. Este método mostrou se eficaz para o reparo de defeitos de tecido mole dos dedos.

PALAVRAS-CHAVE:
Lesões nos dedos; Cirurgia/dedos; Retalhos cirúrgicos; Procedimentos/métodos cirúrgicos reconstrutivos

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br