Acessibilidade / Reportar erro

Opioids in the immune system: from experimental studies to clinical practice

RESUMO

INTRODUÇÃO:

Os opioides interagem com ambos os sistemas imunes, inato e adaptativo, através de efeitos diretos sobre os receptores dos opioides localizados nas células imunes. As pesquisas neste assunto têm fornecido evidência da influência dos opioides sobre a resposta imune associada ao estresse cirúrgico.

Os efeitos imunológicos dos opioides estão sendo pesquisados na atualidade, principalmente se eles determinam o resultado da cirurgia ou doença consequente devido a fatos importantes como infecção ou progressão do câncer.

Essa revisão tem como alvo ver antecedentes em pesquisa relativa à influência dos receptores dos opioides no sistema imunológico, o efeito imunossupressor associado com opioides maiores durante o período peri-operatório e sua importância clínica.

O objectivo da pesquisa foi revisar os efeitos dos opioides no sistema imunológico.

MÉTODOS:

Uma estrategia de procura foi dirigida na mídia PubMed, e no cadastro de Embase e The Cochrane, usando os termos “imunosuppressão”, “sistema imunológico”, “procedimentos cirúrgicos”, “analgésicos”, “opioides” e “cuidado peri-operatório”.

RESULTADOS:

O efeito imunosuppressor dos opioides foi identificado há mais de 30 anos. Os efeitos imunosupressores incluem sinalização e ação diretamente através das células imunes, mesmo com os linfócitos B e T, células NK, monócitos e macrófagos, também como ativando as vias de corrente do eixo hipotálamo- hipófise- adrenal (HPA) levando à produção de glucocorticoides imunossupresores no sistema nervoso periférico e simpático.

PALAVRAS CHAVE:
Imunossupressão; Sistema imunitário; Procedimentos cirúrgicos operatórios; Analgésicos; Analgésicos opioides

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br