Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação tardia da continência fecal e da qualidade de vida em pacientes operados por malformações anorretais

Resumo

Introdução:

os pacientes operados para correção de malformações anorretais (MAR) podem evoluir com incontinência fecal, constipação e soiling, com prejuízo na qualidade de vida.

Objetivo:

avaliar pela aplicação de questionários a continência fecal e a qualidade de vida de crianças no seguimento pós-operatório tardio de correção de MAR, formas altas e baixas. Também foram comparados os índices de continência fecal e qualidade de vida com um grupo controle de crianças.

Método:

foram utilizados o Questionário para o Índice de Continência Fecal (ICF) e o Questionário para Avaliar a Qualidade de Vida Relativa à Continência Fecal em Crianças e Adolescentes (QQVCFCA). Os questionários foram aplicados em 63 pacientes de 7 a 19 anos com MAR, com tratamento cirúrgico finalizado há pelo menos 6 meses. Os pacientes foram comparados com um grupo controle de 59 crianças.

Resultados:

nos pacientes do grupo controle, 25 (42,4%) apresentaram boa continência e 34 (57,6%), normal. A qualidade de vida nas crianças com MAR está comprometida globalmente, em todos os domínios e no ICF, quando comparada com a dos controles (p<0,001). Não houve diferença entre os pacientes com anomalias altas e anomalias baixas. Trinta e dois (50,8%) pacientes apresentaram outras anomalias associadas.

Conclusão:

nos pacientes operados para correção de MAR, qualidade de vida e ICF foram comprometidos, não havendo diferença entre os pacientes com as formas altas ou baixas da doença. Em cerca de metade dos casos existem outras malformações associadas.

alavras-chave
ânus imperfurado; malformação anorretal; qualidade de vida; incontinência fecal

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br