Acessibilidade / Reportar erro

Pacientes com azoospermia e varicocele devem ser submetidos à cirurgia para recuperar a fertilidade?

Resumo

Introdução:

A varicocele é sabidamente uma das causas de infertilidade nos homens. A presença de veias espermáticas dilatadas pode criar um ambiente hostil para a espermatogênese. Isso é causa de baixa qualidade e quantidade da produção do esperma; em alguns casos, pode determinar uma ausência total de espermatozoides. O procedimento de varicocelectomia em pacientes com azoospermia não obstrutiva pode aumentar as taxas de espermatozoides na análise do sêmen. Uma taxa positiva para o esperma, mesmo se muito baixa, pode ser suficiente para permitir a coleta e destinar-se ao processo de fertilização in vitro. Isso sem a necessidade de usar esperma de doador.

Objetivo:

Avaliar o aumento de espermatozoides em pacientes com varicocele associada à azoospermia não obstrutiva.

Método:

Foram analisados os espermas de 25 pacientes azoospêrmicos não obstrutivos submetidos a procedimento de varicocelectomia bilateral com magnificação microcirúrgica.

Resultados:

De um total de 25 pacientes, em três (12%) ocorreu recuperação da contagem de espermatozoides quatro meses após o procedimento. Após um ano de procedimento, em cinco (20%) ocorreu a recuperação.

Conclusão:

Pacientes com ausência de espermatozoides e varicocele, sem alterações genéticas, devem ser submetidos a tratamento cirúrgico a fim de recuperar a produção de espermatozoides.

Palavras-chave:
azoospermia; infertilidade; varicocele; cirurgia

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br