Acessibilidade / Reportar erro

Drilling: indicações e técnica

RESUMO

Introdução:

a anovulação é uma das principais causas de infertilidade feminina, e a síndrome dos ovários policísticos (SOP) é a principal causa de anovulação. As mulheres com SOP, quando submetidas a indução medicamentosa da ovulação, costumam ter resposta satisfatória, recrutando folículos. No entanto, algumas podem não recrutar folículos ou, muitas vezes, têm uma produção excessiva deles, o que pode resultar em síndrome de hiperestímulo ovariano e/ou gravidez múltipla. O tratamento cirúrgico por laparoscopia comdrilling ovariano pode evitar ou reduzir a necessidade de indução da ovulação com medicamentos.

Objetivos:

identificar as indicações atuais do drilling ovariano laparoscópico e qual a melhor técnica operatória.

Método:

revisão da literatura médica, por meio de busca sistemática nas bases de dados MEDLINE, LILACS e Cochrane, utilizando as palavras-chave: laparoscopia, síndrome dos ovários micropolicísticos edrilling.

Resultados:

foram encontrados 105 artigos na literatura, sendo 27 de grande relevância descrevendo achados sobre o drilling ovariano.

Conclusão:

o drilling laparoscópico está indicado para pacientes com SOP com resistência ovulatória ao uso do citrato de clomifeno, índice de massa corpórea (IMC) inferior a 30 kg/m2 e hormônio luteinizante (LH) pré-cirúrgico superior 10 UI/L. A técnica operatória de preferência deve ser a realização de 5 a 10 perfurações na superfície de cada ovário bilateralmente por meio do uso de energia monopolar.

Palavras-chave:
clomifeno; laparoscopia; anovulação; síndrome do ovário policístico; perfuração de percussão

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br