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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2019
  • APRENDIZAGEM E SENTIDO: ATIVIDADE DE PANIFICAÇÃO DE MULHERES ASSENTADAS Gestão Humana E Social

    PAIXÃO, MARCIA V.; NOGUEIRA, ELOY E. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo é resultado de um estudo etnográfico realizado em um assentamento no interior do Paraná que, sob a perspectiva da Teoria Social da Aprendizagem, pretendeu compreender como ocorre a aprendizagem da atividade produtiva de panificação de mulheres assentadas, servindo como um caminho para uma diversidade de estudos que buscam entender por que certas práticas emergem, institucionalizam ou são alteradas ao longo do tempo por meio de uma abordagem que as vê como um empreendimento coletivo. Originalidade/valor: Ao revelar o sentido da atividade e participação dessas mulheres na atividade de panificação e sua relação com a aprendizagem no empreendimento, este estudo foi justificado por sua contribuição para a compreensão desse aprendizado, respondendo a questões que possam servir de referência para entender a realidade dos grupos produtivos dessa nova economia. Design/metodologia/abordagem: As propostas de Engeström (2009) e Nicolini (2009) formaram um pacote metodológico cujos resultados mostraram o sentido da atividade como a busca de uma identidade e a vontade de pertencer, fatores geradores de contradições internas e externas que ampliam o horizonte de possibilidades do empreendimento, levando a um ciclo expansivo que provoca o desenvolvimento da aprendizagem. Resultados: Os resultados revelaram que, no sistema de atividade, a apren dizagem e a participação estão intrinsecamente relacionadas, associando o desenvolvimento do grupo com a aprendizagem participativa e a negociação de significados na comunidade em que está inserido, ligando passado e futuro, individual e coletivo, conhecimento novo e existente, num movimento transformador de identidades dos sujeitos e gerador de um conhecimento socialmente construído.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article is the result of an ethnographic study carried out in a settlement in the interior of Paraná, Brazil, which, from the perspective of the Social Learning Theory, aimed to understand how the learning of the productive baking activity of settled women occurs, serving as a path to a diversity of studies that seek to understand why certain practices emerge, institutionalize or are altered over time through an approach that sees them as a collective endeavor. Originality/value: In revealing the sense of the activity and participation of these women in the baking activity and their relation with learning in the enterprise, this study was justified for its contribution to the understanding of this learning, answering questions that can serve as reference to understand the reality of productive groups of this new economy. Design/methodology/approach: The proposals of Engeström (2009) and Nicolini (2009) formed a methodological package whose results showed the sense of activity as the search for an identity, the will to belong, factors generators of internal and external contradictions that extend the horizon of possibilities of the enterprise, leading to an expansionary cycle that causes the development of learning. Findings: The results revealed that in the system of activity, learning and participation are intrinsically related, associating the development of the group with participatory learning and the negotiation of meanings in the community in which it is inserted, linking past and future, individual and collective, new and existing knowledge, in a transformative movement of identities of the subjects and generator of a socially constructed knowledge.
  • SOLIDÃO E TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: AS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE Gestão Humana E Social

    SIQUEIRA, MARCUS V. S.; DIAS, CLEDINALDO A.; MEDEIROS, BÁRBARA N.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Refletir as faces da solidão no contexto do trabalho contemporâneo contemplando-a: 1. como afeto da convivência e da interação social; 2. como sintoma do mal-estar no trabalho, resultado da ideologia gerencialista; e 3. como fonte para o desenvolvimento, o revigoramento e a formação do indivíduo. Originalidade/valor: O estudo torna-se relevante por possibilitar um novo olhar para a solidão no contexto do trabalho como recurso para emancipação do trabalhador. Design/metodologia/abordagem: O trabalho caracteriza-se como um ensaio teórico, fundamentado em uma revisão de literatura, em periódicos que permeiam diferentes campos de conhecimento (sociologia, psicologia, filosofia e administração), fazendo uma reflexão interdisciplinar entre as correntes que discutem as faces da solidão. Resultados: Evidenciou-se que a solidão no trabalho contemporâneo pode ser vista como nociva, ante as violências cotidianas no ambiente organizacional, no trabalho que tenha perdido o sentido e na falta de solidariedade entre os trabalhadores ou como virtude necessária para o desenvolvimento e a emancipação do fazer sujeito. Embora vista na maioria dos estudos como um fenômeno negativo, ela não se restringe apenas a um distanciamento físico, muito menos à fuga da vida, mas pode também ser a busca do despertar em relação a si mesmo e de reposicionamento dos valores e da cultura adestradora das organizações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To reflect on the faces of loneliness within the contemporary work context contemplating it: 1. as affect that results from coexistence and social interaction; 2. as a symptom of unease at work, the result of managerial ideology; and 3. as a source of development, reinvigoration and formation for an individual. Originality/value: This study is relevant because it makes it possible for us to take a new look at loneliness within the work context as a resource to liberate the worker. Design/methodology/approach: This study is a theoretical essay, based on a review of the literature of various fields of knowledge (sociology, psychology, philosophy and administration), and is an interdisciplinary reflection on various currents of thought which discuss the faces of loneliness. Findings: We have found that loneliness in contemporary work can be seen as harmful, given the everyday violence within the organizational environment, work that has lost its meaning, a lack of solidarity among workers, or it can be seen as a necessary virtue for the development and emancipation of the subject. Even though this is seen by most studies as a negative phenomenon, it is not restricted to physical distance, and much less trying to escape from life. It can also be seen as the search to awaken something in oneself and repositioning of the values and culture inculcated by organizations.
  • O IMPACTO DE BEM-ESTAR NO TRABALHO E CAPITAL PSICOLÓGICO SOBRE INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE: UM ESTUDO COM PROFESSORES Gestão Humana E Social

    POLIZZI FILHO, ANGELO; CLARO, JOSÉ A. C. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Investigar um modelo conceitual teórico para intenção de rotatividade, analisando sua relação com bem-estar no trabalho, capital psicológico e intenção de rotatividade. Originalidade/valor: O estudo contribuiu ao apresentar aspectos inéditos e uma aparente lacuna na revisão teórica da literatura nacional pela ausência de pesquisas que investigassem as relações entre capital psicológico e intenção de rotatividade. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa de natureza empírica com abordagem quantitativa. Testou quatro hipóteses relativas às interações das variáveis, utilizando um questionário de autopreenchimento contendo cinco medidas brasileiras validadas e precisas. Resultados: As hipóteses foram confirmadas, indicando que docentes detêm um quadro de bem-estar no trabalho composto por satisfações maiores com colegas, chefias e tarefas, e menores com salários e promoções, índices medianos de envolvimento com o trabalho e de compromisso afetivo com a universidade em que atuavam, revelando baixa intenção de rotatividade. Surge, na literatura internacional, o conceito de capital psicológico, propondo-nos investigações futuras e a criação de uma linha de pesquisa no Brasil na mensuração do papel moderador do capital psicológico nas relações entre constructos do comportamento organizacional. É essencial que outras categorias profissionais sejam estudadas na busca por evidências acerca do uso de capital psicológico como variável moderadora na relação entre as dimensões objetivo deste estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To investigate a theoretical conceptual model for the intention of rotation, analyzing its relationship with well-being at work, psychological capital and intention of rotation. Originality/value: The study contributed to present unpublished aspects and an apparent gap in the theoretical revision of the national literature by the absence of research investigating the relations between psychological capital and intention of rotation. Design/methodology/approach: Research of empirical nature and quantitative approach. We tested four hypotheses regarding the interactions of the variables, using a self-completion questionnaire containing five validated and accurate Brazilian measures. Findings: The hypotheses were confirmed, indicating that teachers have a well-being at work composed of greater satisfactions with colleagues, managers and tasks, and minors with salaries and promotions, medium indexes of involvement with work and affective commitment to the university in which they worked, revealing a low intention of rotation. In the international literature, the concept of psychological capital arises, proposing us future investigations and creating a line of research in Brazil in the measurement of the moderating role of psychological capital in the relations between constructs of organizational behavior. It is essential that other professional categories be studied in the search for evidence about the use of psychological capital as a moderating variable in the relation between the objective dimensions of this study.
  • ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DO TRABALHO SIGNIFICATIVO Gestão Humana E Social

    ONÇA, SILVANIA S.; BIDO, DIÓGENES S.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Neste estudo, analisa-se a influência da importância do trabalho e do autoconceito criativo no trabalho significativo e deste na empregabilidade de pessoas em situação de desemprego no sudeste do estado do Pará, com vistas a um novo posto de trabalho. Originalidade/valor: Este estudo contribui ainda para a literatura oferecendo três novos instrumentos de medida válidos e fidedignos para os construtos: autoconceito criativo, importância do trabalho e trabalho significativo. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é do tipo levantamento (survey) com a participação de 206 respondentes, com os dados analisados por meio da análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. Resultados: Os dez construtos usados no modelo apresentaram validade convergente, validade discriminante e confiabilidade adequadas. No modelo estrutural, as três hipóteses foram confirmadas, de modo que o autoconceito criativo e a importância do trabalho explicam 68% da va- riância do trabalho significativo, e, por sua vez, o trabalho significativo explica 67% da variância da empregabilidade; em ambos os casos, o poder explicativo é grande para os padrões da área de ciências do comportamento. Este estudo contribui, sobretudo, para elucidar a importância do trabalho significativo em programas de orientação da carreira para pessoas em situação de desemprego. Parece útil indicar orientação de carreira centrada no trabalho significativo com vistas a aumentar a empregabilidade, já que indivíduos com autoavaliações positivas são mais prováveis de obter sucessos de carreira a partir do esforço pessoal. Nacionalmente, tais conhecimentos poderão fomentar programas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de pessoas em situação de desemprego centradas na orientação de carreira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study assesses the influence of the importance of work and of creative self-concept on meaningful work and the influence of meaningful work on the employability of unemployed people living in the Southeast region of the State of Pará, in Brazil, aiming at a new job. Originality/value: This study also contributes to the literature, offering three new valid and reliable measuring instruments for the following constructs: Creative self-concept, Importance of work and Meaningful work. Design/methodology/approach: The survey counts on the participation of 206 interviewees, and data were analyzed through confirmatory factorial analysis and structural equation modeling. Findings: The ten constructs used in the model showed convergent validity, discriminant validity, and adequate reliability. In structural modeling, all three possibilities were confirmed, so the creative self-concept and the importance of work explain 68% of the variance in meaningful work and, on its turn, meaningful work explains 67% of the variance in employability, in both cases, the explanatory power is great for the standards of behavioral sciences. This study makes a special contribution to address the importance of meaningful work in career counseling programs for unemployed people. It seems useful to point out a career orientation focused on meaningful work, aiming at increasing employability, as individuals with positive self-assessments are more likely to achieve a successful carrier based on personal effort. Nationally, such knowledge may foster public policy programs directed to unemployed people, focusing on their career.
  • APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA ABORDAGEM DOS ESTUDOS BASEADOS EM PRÁTICA: REVISÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA Gestão Humana E Social

    DURANTE, DANIELA G.; VELOSO, FABIANA R.; MACHADO, DIEGO Q.; CABRAL, AUGUSTO C. A.; SANTOS, SANDRA M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Revisar a produção científica sobre aprendizagem organizacio nal, que utilizou a abordagem dos estudos baseados em prática, no tocante à evolução da produção, ao perfil de autoria, às características metodológicas e às temáticas correlatas. Originalidade/valor: A aprendizagem organizacional apresenta lacunas quanto a contribuições de outras áreas como sociologia. Os estudos baseados em práticas (EBP) têm o viés sociológico e o espaço social como lócus para os processos de aprendizagem e a geração de conhecimento. Não foram identificados estudos que revisem a produção cien tífica nacional em aprendizagem organizacional no contexto dos EBP, reforçando as contribuições potenciais deste trabalho. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa abrangeu os artigos dis poníveis na base de dados da Spell e no portal de periódicos da Capes, publicados até 2017, no total de 42. Esses artigos foram revisados siste maticamente e numa abordagem qualitativa. Também foram utilizados os softwares Ucinet6 e NetDraw na análise. Resultados: As publicações são recentes e concentram-se em periódicos de impacto nacional e internacional. A autoria está sob responsabilidade de pequenos grupos, ficando em evidência a parceria entre autores. São significativas a quantidade de artigos teóricos e a relevância de suas con tribuições. Nos estudos empíricos, predominam o estudo de caso e a entrevista. Quanto às temáticas, são discutidos temas relevantes à proposta teórico-metodológica dos EBP. Concluiu-se que os EBP, por tomarem as práticas inseridas no contexto das organizações como lócus para o estudo da aprendizagem, revelam potencial para preencher lacunas da perspectiva tradicional da aprendizagem organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To review the scientific production on organizational learning, which made use of the practice-based studies approach, concerning the production evolution, the author's profile, methodological characteristics, and correlated themes. Originality/value: Organizational learning presents gaps regarding contributions from other areas, such as Sociology. Practice Based Studies (PBS) have the sociological bias and the social space as a locus of learning processes and knowledge generation. No studies have been identified that review the national scientific production on organizational learning in the PBS context, reinforcing the potential contributions of this work. Design/methodology/approach: The research covered the papers available in Spell's database and in Capes Journals Portal, published until 2017, 42 in total. Those were systematically reviewed in a qualitative approach. Ucinet6 and NetDraw software were also used in the analysis. Findings: The publications are recent and focus on journals of national and international impact. The authorship is under responsibility of small groups, evidencing a partnership among the authors. The number of theoretical papers and the relevance of their contributions are significant. As for the empirical studies, there is a predominance of case study and interview. As to the themes, topics relevant to the PBS theoretical-methodological proposal are discussed. It was concluded that PBS, by taking the practices inserted in the context of organizations as a locus of learning study, reveal a potential to fill gaps in the traditional organizational learning perspective.
  • MÉTRICAS DO PRESENTEÍSMO E SUAS RELAÇÕES COM A COOPERAÇÃO: UMA EVIDÊNCIA EMPÍRICA Gestão Humana E Social

    GARRIDO, GIOVANNA; BORGES, MATEUS K.; BORGES, ROBSON S.; SILVEIRA, MARCO A.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Diagnosticar e quantificar o presenteísmo e suas relações com a cooperação na realidade de uma organização pública de pesquisa. Originalidade/valor: Este estudo é uma iniciativa ante o atual desafio de mensuração do presenteísmo por meio de abordagens inclusivas que, ao mesmo tempo que sejam específicas em prover informações acionáveis acerca do comportamento presenteísta, integrem conhecimentos multidisciplinares para o entendimento dos fatores que o influenciam e são influenciados por ele, afetando a produtividade no trabalho. Design/metodologia/abordagem: O estudo realizou-se em uma organização pública de pesquisa, com o propósito de diagnosticar a realidade da organização em termos de presenteísmo e cooperação por meio da aplicação de métodos analíticos. Resultados: Foram diagnosticados os seguintes resultados: 1. métricas sobre os níveis gerais de presenteísmo e cooperação; 2. níveis de presenteísmo e cooperação por equipe estudada; 3. correlações entre o presenteísmo e a cooperação; e 4. possíveis fatores de influência nos níveis de presenteísmo e cooperação. Em síntese, por reconhecer a interconectividade entre o presenteísmo e a cooperação e a relevância de uma gestão estratégica do capital humano que considere suas especificidades e integre seu teor biunívoco e inversamente proporcional, este estudo apresenta evidências empíricas que fundamentam a relação entre ambos os fenômenos e validam meios para diagnosticar e quantificar seus impactos na organização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Diagnose and quantify the presenteeism and its relations with cooperation in the reality of a public research organization. Originality/value: This study is an initiative to face the current challenge of measuring presenteeism through inclusive approaches, providing actionable information about this behaviour and integrating multidisciplinary knowledge in order to understand the factors that influence it and the factors that are influenced by it, as well as how the presenteeism affects productivity at work. Design/methodology/approach: The study was conducted in a public research organization with the purpose of to diagnose the reality of the organization in terms of presenteeism and cooperation by using analytical methods. Findings: The following results were obtained: 1. metrics on the general levels of presenteeism and cooperation; 2. levels of presenteeism and cooperation in each of the studied team; 3. correlations between presenteeism and cooperation; and 4. possible influence factors in the levels of presenteeism and cooperation. In summary, when recognizing the interconnectivity between presenteeism and cooperation and the relevance of a strategic management of the human capital that considers its specificities and integrates its biunivocal and inversely proportional content, this study presents empirical evidence that supports the relation between both phenomena and validates ways to diagnose and quantify their impacts in the organization.
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