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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 6, Número: 3, Publicado: 2005
  • APRESENTAÇÃO Human And Social Management

    ZILBER, MOISES ARI
  • GESTÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO DESCRITIVO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS Human And Social Management

    SENGER, IGOR; BRITO, MOZAR JOSÉ DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso das tecnologias digitais de comunicação e informação para o gerenciamento das atividades-meio das instituições de ensino superior está se tornando cada vez mais freqüente, possibilitando a realização de inúmeras pesquisas. Entre as investigações sobre esta temática estão os estudos sobre satisfação de usuários de sistemas de informação. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o grau de satisfação dos usuários do Sistema de Informação Acadêmico Collegium das Faculdades UNICEN – Campus de Primavera do Leste, MT. Para tanto, sistematizou-se um referencial teórico acerca dos avanços tecnológicos da sociedade da informação, particularizando alguns conceitos de sistemas de informação, reflexões teóricas sobre a satisfação dos usuários e os métodos de avaliação dos referidos sistemas. Este estudo enquadra-se em uma categoria de pesquisa qualitativa denominada estudo descritivo. Na coleta dos dados empre-gou-se a triangulação de diversas técnicas de pesquisa, incluindo entrevistas, análise documental e aplicação de questionário. A análise das evidências empíricas revelou um alto grau de satisfação dos usuários em relação ao sistema utilizado. Apesar disso, a implantação do sistema encontrou alguns entraves que vão desde a falta de planejamento, passando pela falta de treinamento dos usuários, até a ausência de um plano de comunicação que expressasse as vantagens do sistema Collegium. A pesquisa apresenta um conjunto de reflexões que poderá contribuir ao aperfeiçoamento da gestão acadêmica da instituição, bem como ao próprio processo de gestão do sistema analisado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The use of the digital technologies of communication and information for the management of the activity-middle from the higher education institutions are if turned more and more frequent, making possible the accomplishment of countless researches. Among the investigations this theme, are the studies about users’ of systems of information satisfaction. The present research had as goal, to investigate the satisfaction degree of the users’ of the system of academic information Collegium from the colleges UNICEN – Campus de Primavera do Leste/MT. For that, a theoretical survey was systematized concerning the technological progresses of the society about the information, particularizing some concepts of systems in information, theoretical reflections on the users’ satisfaction and the methods of evaluation of the referred systems. This study is framed in a category denominated qualitative research in a descriptive study. In the collection of the data the triangulation of several research techniques was used, including interviews, documental analysis and questionnaire application. The analysis of the empiric evidences revealed a high degree of users’ satisfaction in relation to the used system. In spite of that, the implantation of the system found some impediments which space from the planning lack, going by the lack of the users’ training, until the absence of a communication plan that expressed the advantages of the system Collegium. The research presents a group of reflections which will contribute to the improvement of the academic administration of the institution, as well as to the own process of administration the analyzed system.
  • OS IMPACTOS DA ADOÇÃO DE ATIVIDADES DE COMÉRCIO ELETRÔNICO SOBRE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS: TRÊS ESTUDOS DE CASO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA Human And Social Management

    ZILBER, SILVIA NOVAES

    Resumo em Português:

    RESUMO As inovações tecnológicas providas pela Internet estão transformando o modo de conduzir os negócios: canais de distribuição são eliminados, novos serviços e produtos estão sendo criados e empresas que operavam no mundo físico, diante desses desafios, estão respondendo com a adoção de atividades de comércio eletrônico. O aparato conceitual para a tomada de decisão sobre a estrutura organizacional mais adequada para implementar as atividades de comércio eletrônico da empresa mostra-se pouco sistematizado até então. Diante desse problema, esse trabalho tratou da seguinte questão de pesquisa: como as empresas que operavam no mundo físico responderam ao desafio de realizar negócios utilizando o meio eletrônico, mais especificamente, a Internet? A partir dessa indagação, a presente pesquisa teve por objetivos esclarecer que tipo de estrutura organizacional foi utilizada pelas montadoras de veículos brasileiras para implementar suas atividades de comércio eletrônico, além de investigar alguns resultados obtidos com essa adoção. Justifica-se o tema pelo fato de a implantação de atividades de comércio eletrônico numa empresa que operava no mundo físico envolver muitos aspectos organizacionais, dependendo seu sucesso da adoção de mecanismos de gestão apropriados. Para elucidar essas questões, foi realizado um estudo de natureza exploratória utilizando-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, por meio do método de estudos de caso. Os dados foram cole-tados em três montadoras no Brasil: Ford, GM e Daimler-Chrysler, nas quais foram estudados seus arranjos organizacionais para comércio eletrônico, além dos resultados obtidos com essas estruturas.Também foi estudada a definição das atribuições e mudanças no organograma das empresas, como resultado das estruturas organizacionais utilizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Technological innovation provided by the internet is changing the way of carrying out business: Distribution Channels are eliminated, new services and businesses are being created and traditional companies – those not born on the internet which used to operate in the “real” world – facing these challenges are responding by adopting e-business activites. The conceptual framework for the company to make decisions about the most appropriate organizational structure for implementing its e-business activites have shown little systemization until now.Confronting this problem, this work looked at the following research question: How have so-called “traditional” companies operating in the “real” or physical market responded to the challenge of doing business on the internet? From this question, the present research aimed to clarify the kind of organizational structure that was used by Brazilian automotive maufacturers to carry out their e-business activities and what results were obtained. The definition of roles and changes in the companies´ organograms in order to adopt these activities were also studied. When a traditional company starts e-business activities, many organizational aspects are involved, and its success depends on the adoption of appropriate management mechanisms. The purpose of this research is to provide exploratory results of what kind of organizational structure was implemented to adopt e-business activities. This research is exploratory in nature in order to gain new insights into an as yet incompletely documented phenomenon. Therefore, a qualitative research methodology was used. Data were collected at three automotive industries in Brazil that had been working with e-business solutions for some time: Ford, GM and Daimler-Chrysler. Their organizational arrangements were studied, together with the results achieved from these structures. The definitions of roles and changes within the organogram of the companies were also studied.
  • MARKETING VIVENCIAL: O CASO DE EVENTOS MUSICAIS NO SHOPPING Human And Social Management

    IKEDA, ANA AKEMI; CRESCITELLI, EDSON; MIOLA, ROGÉRIO

    Resumo em Português:

    RESUMO À medida que o mercado de shopping centers vem crescendo no Brasil e tornando-se cada vez mais competitivo, gerar fluxo de freqüentadores torna-se uma tarefa, cada vez mais, desafiadora. Diante deste cenário, o objetivo neste artigo é estudar a experiência proporcionada por eventos musicais em shopping. Para isso, além de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, foi analisado um projeto de shows musicais realizado pelo Shopping Anália Franco, em São Paulo, que visava a melhorar a atração de visitantes, permanência do público no local e impacto nas vendas. O trabalho foi complementado com uma pesquisa de campo com os freqüentadores dos shows musicais. Os resultados mostraram que esse tipo de experiência pode beneficiar o estabelecimento em termos de maior simpatia e satisfação do público, melhoria de imagem, atração de novos consumidores, aumento do fluxo de visitantes e do volume de vendas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Generating visitor traffic is becoming a challenging task as shopping centers market is growing in Brazil and being more competitive. From this perspective, the objective of this article is to study the experience provided by musical events in malls. For this purpose, besides the bibliographic research about the subject, a musical project idealized by Shopping Anália Franco, in São Paulo City, was analyzed. This project aimed to enhance visitors frequency and time at the shopping, as well as, sales. This study was complemented with a field research whose interviewees were the spectators in the events. The results showed that this form of experience can benefit the place in terms of more satisfaction and affinity, better image, new consumers and more sales and visitors.
  • A QUESTÃO DA COEXISTÊNCIA DE ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA NA ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS NA AVICULTURA DE CORTE PARANAENSE Human And Social Management

    SILVA, CHRISTIAN LUIZ DA; SAES, MARIA SYLVIA MACCHIONE

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo tem como objetivo entender os motivos pelos quais as cadeias de avicultura de corte do Paraná adotam diferentes estruturas de governança. De acordo com a capacidade de desenvolvimento de novos produtos, a indústria pode ser dividida entre as que inovam e as que imitam. Estas últimas podem ser subdividas em três grupos, em razão da estrutura de governança: as cooperativadas, as não-cooperativadas que exportam e as não-cooperativadas que não exportam. A partir de pesquisa de campo, mediante entrevistas semi-estruturadas com representantes de cada grupo, com apoio na literatura documentada e nos modelos econométricos da função demanda nacional e externa, analisaram-se os fatores que determinam a ocorrência dessa coexistência, consolidada ou não, e se discutiu o processo de expulsão de estruturas ineficientes no decorrer do tempo. Pode-se sustentar teoricamente que o mesmo sistema produtivo atenda a diferentes demandas, o que torna possível a existência de mais de um tipo de estrutura eficiente. A pesquisa de campo ratificou a discussão teórica e permitiu apontar a coexistência de diferentes estruturas de governança na avicultura de corte paranaense, graças às estratégias das empresas com relação aos mercados-alvo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present article aims at understanding the reasons why the poultry slaughtering chains in Paraná have different governance structures. According to the capacity of developing new products, industry can be divided as: the ones that innovate and the ones that copy others. The latter ones can be subdivided into three groups, according to their governance structure, as follows: cooperative ones, non-cooperative ones that export and non-cooperative ones that do not export. The factors determining or contributing to the aforementioned coexistence were analyzed on the basis of a field research carried out through semi-structured interviews with each group representatives, documented literature and international and national demand function econometric models. We also discussed if, as time goes by, there is an expulsion process concerning the inefficient structures or a consolidated coexistence. It can theoretically have the same productive system meeting different demands, what allows the existence of more than one type of efficient structure. The field research ratified the theoretical discussion and permitted us to point that in Paraná different poultry slaughtering governance structures coexist due to strategies addressed to the target market used by that sector companies.
  • A RELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DOS FUNCIONÁRIOS DE CONTATO EM SERVIÇOS E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO GERENCIAMENTO DA RECLAMAÇÃO Human And Social Management

    MELLO, SÉRGIO CARVALHO BENÍCIO DE; SOUZA NETO, ARCANJO FERREIRA DE; FONSÊCA, FRANCISCO RICARDO BEZERRA; LEÃO, ANDRÉ LUIZ MARANHÃO DE SOUZA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa como as características pessoais de funcionários de contato (coordenadores de cursos) de uma instituição de ensino superior afetam as estratégias utilizadas por eles no gerenciamento da reclamação dos alunos. Uma amostra composta por 216 estudantes de 27 cursos de uma grande universidade brasileira respondeu a um questionário estruturado e autopreenchível. O modelo teórico adotado reporta à teoria dos papéis. Os dados indicam que as características pessoais dos coordenadores dos cursos influenciam suas estratégias durante o episódio da reclamação. Por fim, são apresentadas as conclusões e implicações gerenciais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzes how the front office staff (course coordinators) personal characteristics of an undergraduate institution affect strategies used by them in managing student complaint. A 216 students sample from 27 courses of one mainstream Brazilian university answered to a structuralized questionnaire. Theoretical model adopted regards to role theory. Data report that personal characteristics of course coordinators influence their strategy during the complaint episode. Finnaly, conclusions and managerial implications are drawn.
  • SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA UFMG CONSULTORIA JÚNIOR Human And Social Management

    CARRIERI, ALEXANDRE DE PÁDUA; PIMENTEL, THIAGO DUARTE

    Resumo em Português:

    RESUMO Recentemente, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Isto se deve ao crescimento do número de instituições de ensino superior, que são o principal vínculo de tais empresas, sobretudo ao desenvolvimento de trabalhos cada vez melhores, embasados em uma maior compreensão da realidade, e no aprendizado que os estudantes adquirem ao transformar conhecimento ministrado nas salas de aula em idéias que são aplicadas na prática, contribuindo assim para o desenvolvimento de milhares de micro e pequenas empresas brasileiras. É nesse contexto que se insere a UFMG Consultoria Júnior – Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, composta e dirigida pelos estudantes de graduação, alvo deste trabalho que pretendeu conhecer um pouco da cultura desta organização, cujo papel é ser uma ponte entre a universidade e a sociedade. Para isso foram analisadas, por meio da análise de conteúdo, as metáforas e opiniões dos diferentes membros da empresa. Os resultados revelam que apesar de uma aparente predominância da perspectiva da integração, a organização apresenta-se atravessada por significações dos atores organizacionais, que, atuando em grupo (perspectiva da diferenciação) ou individualmente (perspectiva da fragmentação), evidenciam as contradições de uma suposta homogeneidade cultural organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Movimento Empresa Júnior – MEJ (Junior Enterprise Movement) has recently taken a wider dimension in Brazilian management scenario. This is due to two factors: increasing number of higher education institutions all over the country. Those institutions are most important link between Junior Enterprises (JE’s) and market. The second factor is the leverage of job assignments to JE’s. Those assignments are based on better comprehension of reality, acquired by the students through the conversion of classroom knowledge into ideas that can be put in practice, contributing to the improvement of thousands micro (meaning very small) and small companies in Brazil. In this context, the UFMG Consultoria Júnior – the Junior Enterprise of UFMG’s Economics Sciences Department, composed and managed by undergraduate students of same university – is situated. Thus, the investigation focuses UFMG Consultoria Júnior’s organizational culture in order to understand the cultural aspects of the organization, which aims at bridging the gap between university and society. For that, content analysis and metaphors – mentioned by the different members of the JE – were examined. Result shows that existence of an apparent predominance of Integration perspective, the organization has also been through by significations created by her own organizational members (fragmentation perspective), and by groups of theses organizational members (differentiation perspective) which configure a broke of a supposed cultural organizational homogeneity.
  • UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: EDUCAÇÃO OU DOUTRINAÇÃO? Human And Social Management

    VERGARA, SYLVIA CONSTANT; BRAUER, MARCUS; GOMES, ANA PAULA CORTAT ZAMBROTTI

    Resumo em Português:

    RESUMO A presente pesquisa foi motivada pela disseminação de iniciativas voltadas para a gestão do conhecimento no ambiente empresarial, como as chamadas Universidades Corporativas (UC), consideradas uma evolução da tradicional área de Treinamento & Desenvolvimento. Questiona-se, contudo, se tais universidades oferecem aos seus participantes subsídios para refletir, criticar, criar, agir em todas as ações inseridas no escopo da educação, ou se, ao contrário, optam pela doutrinação. Foi este questionamento crítico que desencadeou o estudo aqui apresentado, suportado por pesquisa bibliográfica e de campo. Esta última foi realizada em uma UC brasileira. Contou com a participação de 103 funcionários da empresa. Os dados foram coletados por meio de um questionário fechado, elaborado com base nas teorias de doutrinação de Ivan Snook e Olivier Reboul. Os resultados desta pesquisa revelaram que a UC pesquisada tem poucas características doutrinárias. Essa circunstância, de certa forma, fere a suposição inicial do estudo, porém suscita outras, ao seu final: a) nesta UC não predomina a doutrinação e o fato de abrir-se para a pesquisa já o afirma; b) por ser uma UC do setor público, a doutrinação não se faz presente, tanto quanto se faz em uma empresa privada; c) a UC pesquisada tem caráter doutrinário, porém na era do conhecimento em que vivemos, as formas de doutrinação são sutis; não raro os doutrinados não as percebem. Uma nova agenda de pesquisa poderá ajudar a confirmar ou não essas suposições.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research was motivated by the dissemination of initiatives directed toward the management of the knowledge in the business environment, as the Corporative Universities (UC), considered an evolution of the traditional area of Training & Development. However, is questioned if these Universities offer for its participants subsidies to reflect, to criticize, to create, to act, all actions inserted in the scope of the education or if, in contrast, they choice for the indoctrination. It was this critical questioning that motivated this study, upported by bibliographical and field researches. The field research was made in a Brazilian UC, with the participation of 103 employees of the company. The data had been collected by questionnaire based in the theories of indoctrination of Ivan Snook and Olivier Reboul. The results showed that the searched UC has little indoctrination characteristics. This circumstance opposes the initial assumption of the study, however it shows others to its end: a) in this UC the indoctrination does not predominate and the fact to be opened for the research already affirms it; b) being a UC of the public sector, the indoctrination does not exist, as much as exist in a private company; c) the searched UC has doctrinal character, however in the age of the knowledge the indoctrination forms are subtle; not rare the indoctrinated do not perceive them. We suppose that other studies will be able to help to confirm or not these assumptions.
  • VALORES ORGANIZACIONAIS E COMPROMETIMENTO AFETIVO Human And Social Management

    TAMAYO, ÁLVARO

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa foi verificar a possível influência dos valores organizacionais sobre o comprometimento organizacional. A Escala de Comprometimento de Mowday e colaboradores foi administrada a uma amostra de 200 empregados de uma organização pública. O Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) foi utilizado para a avaliação dos valores organizacionais. O IPVO foi construído com base na estrutura dos valores pessoais e está composto por oito fatores: Autonomia, Conformidade, Bem-estar, Realização, Tradição, Preocupação com a coletividade, Domínio e Prestígio. O coeficiente alpha varia entre 0,75 e 0,87. Para verificar a relação entre os valores organizacionais e o comprometimento foi utilizada a regressão múltipla stepways. Os resultados revelaram que Prestígio, Bem-estar do trabalhador, Autonomia, Tradição e Domínio foram preditores do comprometimento organizacional, sendo positiva a relação com os três primeiros, e negativa com Tradição e Domínio. Os resultados são explicados a partir das metas específicas de cada um dos fatores envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this research was to verify the possible influence of the corporative values on the organizational commitment. The Mowday and collaborators Scale of Organizational Commitment was administered to a sample of 200 employees of a public organization. The Organizational Values Profile Inventory (IPVO) was used for the evaluation of the corporative values. The personal values structure was considered for the construction of the OVPI. It is composed by eight factors: Autonomy, Conformity, Welfare, Achievement, Tradition, Collectivity, Mastery and Prestige. The alpha coefficients varied between .75 and .87. The stepways multiple regression was used to verify the relation between the corporative values and the organizational commitment. The results showed that organizational commitment was predicted by Prestige, Welfare, Autonomy, Tradition and Mastery. The correlation was positive with the first three and negative with Tradition and Mastery. The explanation of the results is based on the specific goals of each of the involved factors.
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