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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 2, Número: 1, Publicado: 2001
  • APRESENTAÇÃO Apresentação

    ZILBER, MOISES ARI
  • Pensar a Alca Article

    DELFIM NETTO, ANTONIO
  • A Alca ou os Jogos Pan-Americanos da Competitividade Econômica Article

    MACEDO, ROBERTO
  • O Lazer na Vida da Pessoa Portadora de Deficiência: Uma Questão de Responsabilidade Social e um Turismo a Ser Pensado Article

    SAETA, BEATRIZ REGINA PEREIRA; TEIXEIRA, MARIA LUISA MENDES

    Resumo em Português:

    RESUMO Nas duas últimas décadas, tem-se assistido à discussão de práticas sociais inclusivas de pessoas com deficiência física, especialmente no que se refere a oportunidades de trabalho. Essas oportunidades resultam num acréscimo de renda desse segmento correspondente a 10% da população mundial, apresentando-se com um potencial de acesso a bens e serviços que não tem sido adequadamente considerado pelo mundo dos negócios. Esse trabalho teve como objetivo trazer para o campo do turismo essa discussão, mostrando como os usuários dos serviços sentem-se com o atendimento recebido e as sugestões que fazem visando despertar os agentes de turismo para esse segmento capaz e desejoso de consumir serviços direcionados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the last two decades the social inclusive practices for handicapped people have been discussed and work opportunities have been created. This has resulted in an increase of access to services and goods for the handicapped - 10% of world people - and the products haven’t been adequately considered in terms of their suitability by the business world. This study aimed to demonstrate how handicapped tourist consumers feel about the kind of services delivered and their suggestions for improving the quality of service provided by tourist offices.
  • UM ESTUDO ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DE EXTENSÕES DE MARCA E DE LINHA DE PRODUTOS Article

    OLIVEIRA, BRAULIO ALEXANDRE CONTENTO DE; MATTAR, FAUZE NAJIB

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como principal objetivo apresentar as diferenças, as possibilidades, os benefícios e os riscos associados às estratégias de extensão de marca e de linha de produtos. Por meio de pesquisa bibliográfica e das experiências dos autores, chegou-se às seguintes conclusões: extensão de marca diz respeito à utilização de uma marca já trabalhada por uma empresa em um novo produto, de uma categoria ainda não trabalhada por ela; e, extensão de linha diz respeito à inclusão de um novo item de produto ao composto de produtos de uma empresa, o qual guarda um alto grau de similaridade com um ou mais produtos dela e pode levar, ou não, uma marca já utilizada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper has as its chief aim to present the differences, possibilities, benefits and risks associated to brand and product line extension strategies. The study, carried out through bibliography research and authors experiences, led to this conclusions: the brand extension refers to the use of a brand already worked by a company in a non-worked category; and, line extension refers to the introduce of a new product in the product portfolio of a company, whose has a high level of similarities with one or more worked products by a company, and may have or not a brand also worked.
  • ANÁLISE DA MUDANÇA DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE BANCOS COMERCIAIS NO BRASIL Article

    MARUCCI, JOSÉ CARLOS; MACHADO-DA-SILVA, CLÓVIS L.

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi verificar de que forma os esquemas interpretativos dos dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico dos bancos com carteira comercial, no Brasil, em face da implementação do Plano Real, em 1994. O método utilizado foi o comparativo de análise, e o período considerado foi de 1992 a 1998. Dados secundários e primários foram coletados e tratados mediante o uso de análise de conteúdo e análise de agrupamento, com o propósito de explorar diferenças entre grupos de empresas com distintos posicionamentos estratégicos e esquemas interpretativos. Os resultados indicam a transição de dois grupos de bancos, em termos de posicionamento estratégico (especializados e diversificados), antes do Plano Real, para três grupos de bancos (especializados, de segmento e integrados) após a sua implementação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study was to verify how executive’s interpretive schemes have actuated as mediators of the strategic positioning of commercial banks in Brazil in the face of implementation of Real Plan, in 1994. The comparative method of analysis was used and the period running from 1992 to 1998 was taking into account. Aiming to differentiate among groups of banks with distinctive strategic positioning and interpretive schemes, secondary and primary data were collected and processed by means of content analysis and cluster analysis. The gathered data allowed to point out a transition in bank’s strategic positioning from two groups (specialized and diversified) to three groups (specialized, segmented and integrated) as resulting from implementation of Real Plan.
  • FIDELIDADE EM COMPRA DE ELETRODOMÉSTICOS NO VAREJO Article

    LEMOS, LILIAN; POPADIUK, SILVIO; BERNDT, ALEXANDER

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho teve como objetivos desenvolver considerações teóricas sobre fidelidade, apresentar itens importantes para sua manutenção e/ou reforço e desenvolver um modelo que permite compor algumas variáveis, gerando uma mensuração multidimensional do conceito de fidelidade. É ilustrado com uma pesquisa descritiva realizada na cidade de Araxá, Minas Gerais, feita com uma amostra probabilística de 221 consumidores de eletrodomésticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The subject of this paper is concerned to theoretical considerations about loyalty. It presents important issues necessary to maintain and/or reinforce loyalty. Besides, it shows a model which allows joining some variables aiming the construction of a multidimensional concept of loyalty. It is illustrated with a descriptive research carried out in the city of Araxá, Minas Gerais. The sample was probabilistic and 221 consumers were interviewed in January 2000.
  • A INFLUÊNCIA DO FATOR ECOLÓGICO NA DECISÃO DE COMPRA DE BENS DE CONVENIÊNCIA Article

    MOTTA, SÉRGIO LUÍS STIRBOLOV; ROSSI, GEORGE BEDINELLI

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende elucidar se o fator ecológico pode ser considerado uma ferramenta mercadológica na medida em que vai ao encontro das necessidades dos consumidores a serem satisfeitas. Apresenta um estudo exploratório que teve como intuito revelar se o meio ambiente é um dos fatores levados em consideração pelos consumidores quando decidem suas compras de bens de conveniência. Os resultados indicam que o meio ambiente não é uma variável presente nas decisões de compra, não constituindo, portanto, elemento de agregação de valor aos produtos no sentido de satisfazer necessidades de clientes, sobretudo pelo fato de os consumidores não terem informação suficiente para tal. Apesar disso, sugerem que o investimento empresarial em gestão ambiental e no lançamento de produtos ecologicamente corretos poderá constituir, no futuro, vantagem competitiva, pois tanto o conhecimento sobre as questões ambientais quanto atitudes positivas em relação à preservação ambiental já estão presentes nos consumidores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article intends to clarify if the ecological factor may be considerate a marketing tool while that meets the consumer needs they must satisfy. Presents an exploratory study that purposed if the environment is among the factors taken into account by the consumers when deciding the acquisition of convenience goods. The results denote that the environment is not a factor taken into consideration in the planning of purchases, therefore it is not an element bestowing value to products, in the sense of serving the needs of the consumers, especially because the consumers don’t have enough information to this. In spite of this, it shows that the investment of the companies in environmental management and in the release of ecologically correct products may be, in the future, a competitive advantage, because both the knowledge about environmental questions and the positive attitude towards environmental preservation are already present in the consumers.
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