Acessibilidade / Reportar erro

COMPORTAMENTO PLANEJADO E CRENÇAS RELIGIOSAS COMO ANTECEDENTES DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo investigar o relacionamento entre as crenças religiosas e os constructos da Teoria do Comportamento Planejado na intenção empreendedora.

Originalidade/valor:

O artigo se destaca por fomentar a compreensão do empreendedorismo a partir da Teoria do Comportamento Planejado, proposta por Ajzen (1991)Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), 179-211. doi:10.1016/0749-5978(91)90020-T
https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)900...
, alinhando-a com as crenças religiosas.

Design/metodologia/abordagem:

Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa. Adotou-se o método survey para a coleta dos dados, em que foi obtida uma amostra de 448 estudantes do curso de Administração de duas universidades públicas do Nordeste. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para o tratamento e a análise dos dados.

Resultados:

Os resultados apontaram que a atitude pessoal, o controle percebido e as crenças religiosas exerceram influência sobre a intenção empreendedora de estudantes universitários, o que não ocorreu com as normas subjetivas. Contudo, as normas subjetivas influenciaram a atitude pessoal e o controle percebido dos estudantes universitários. Os universitários apresentaram uma predisposição ao empreendedorismo e reconheceram que têm as competências necessárias para criação de negócios. Contudo, a escolha em se tornar empreendedor pode não ser motivada, diretamente, pela expectativa de seus referentes sociais. Ademais, os universitários não perceberam a influência das crenças religiosas na manifestação do seu comportamento, pelo fato de a vocação e a motivação pró-social estarem distantes do contexto ambiental em que os universitários estão inseridos ou por não serem praticantes de uma religião que fomente tais crenças.

PALAVRAS-CHAVE
Crenças religiosas; Empreendedorismo; Intenção empreendedora; Religião; Comportamento planejado

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br