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MULHERES EMPREENDEDORAS: RAZÕES E DIFICULDADES PARA CRIAÇÃO DE EMPRESAS

RESUMO

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa foi descrever as principais razões e as principais dificuldades para empreendedoras criarem seus negócios, bem como identificar possíveis diferenças entre as que empreenderam na indústria e as que o fizeram no comércio ou serviços.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

A criação de empresas é importante para o Empreendedorismo e para compreendê-la é importante conhecer razões e dificuldades que empreendedores encontram para criarem suas empresas.

Principais aspectos metodológicos:

Foi realizado um estudo quantitativo com 102 empreendedoras da indústria e 96 no comércio/serviços. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e duas escalas do tipo Likert, as quais mensuraram razões e dificuldades para criação das empresas. Uma análise de cluster foi realizada para identificar possíveis grupos de atributos relacionados a razões e dificuldades para criar as empresas. O teste de Mann-Whitney foi empregado para comparar razões e dificuldades para criação de empresas nos dois grupos (indústria e comércio/serviços), a fim de identificar diferenças estatísticas significativas.

Síntese dos principais resultados:

Quanto aos resultados, o teste de Mann-Whitney apontou que os dois grupos atribuíram o mesmo nível de importância às razões para criação do negócio: para ajudar financeiramente os filhos; dificuldade de crescimento no trabalho anterior; para se inserir novamente no mercado de trabalho; porque queria ganhar muito dinheiro. O mesmo teste indicou não haver diferença significativa quanto ao nível de importância atribuído a oito dificuldades para a criação do negócio: não acreditava no seu potencial; nunca tinha tido contato com outras empresas; não tinha tido acesso a informações do setor; as pessoas não acreditavam no seu potencial; tinha medo de deixar o emprego; não conhecia um plano de negócios; não tinha dinheiro para divulgação do negócio; encontrou dificuldade para escolher o local da empresa.

Principais considerações/conclusões:

Os resultados desta pesquisa mostram que as empreendedoras não representam um grupo homogêneo e que há necessidade de políticas voltadas à minimização das dificuldades de criação das empresas, a fim de aumentar a participação de mulheres como empreendedoras.

PALAVRAS-CHAVE:
Criação de empresas; Mulheres empreendedoras; Empreendedorismo; Gênero; Pequenos negócios

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