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O comportamento dos jovens em início de carreira por meio do LinkedIn

Resumo

Objetivo:

O objetivo principal deste artigo é compreender o comportamento de jovens em início de carreira no contexto da Covid-19, considerando a intenção de continuar utilizando os serviços da rede social profissional LinkedIn.

Originalidade/valor:

Este artigo amplia o escopo dos estudos de aceitação na intenção de continuar utilizando (uso contínuo) o LinkedIn, analisando uma série de fatores positivos e negativos em relação aos processos.

Design/metodologia/abordagem:

Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os autores coletaram dados de um survey (n = 386) e, com o objetivo de testar as hipóteses, aplicaram a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE), com estimação de mínimos quadrados parciais, e um efeito moderador com o construto otimismo tecnológico para as variáveis preditivas da intenção de continuar utilizando.

Resultados:

Os resultados indicaram que todas as relações diretas e indiretas foram aceitas, exceto uma moderação (H7d), que foi rejeitada, visto que os usuários menos otimistas com a tecnologia podem se sentir positivamente sobrecarregados quanto ao nível de utilidade percebida do serviço. A variedade de serviços do LinkedIn pode levar o usuário a uma intenção de continuidade no uso da plataforma, uma vez que o objetivo dessa rede é facilitar a autoapresentação coletiva, mantendo as relações profissionais ativas. Os resultados também indicaram que os entrevistados da amostra são mais propensos a se envolverem ativa e semipassivamente no LinkedIn.

Palavras-chave:
mídia social; rede social profissional; LinkedIn; carreira; estudantes de graduação

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