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Diversidade e conflito intragrupal no trabalho: um estudo empírico em Portugal

Num ambiente de constantes mudanças, as organizações buscam novas formas de organizar e gerir o trabalho, nas quais os grupos de trabalho representam uma fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, a diversidade dos grupos tem recebido crescente atenção por parte dos pesquisadores. Jackson, May e Whitney (1995) definem diversidade em termos de características classificadas como observáveis ou subjacentes, bem como orientadas para a tarefa ou relação. Embora não haja resultados conclusivos nesse assunto, pesquisas relacionando diversidade e tipos de conflito (afetivo e orientado para a tarefa) sugerem que a diversidade orientada para a relação (por exemplo, idade, gênero) influencia a emergência de conflitos afetivos, enquanto a diversidade orientada para a tarefa (por exemplo, escolaridade, antiguidade na empresa) contribui para conflitos de tarefa (PELLED, 1996; JEHN; NORTHCRAFT; NEALE, 1999; PELLED; EISENHARDT; XIN, 1999). Seguindo Jackson, May e Whitney (1995), analisamos os efeitos de atributos observáveis da diversidade (escolaridade, gênero e idade) na emergência do conflito intragrupal em 231 grupos de trabalho portugueses, cujos membros se percebiam como um grupo e interagiam com interdependência para o alcance de metas comuns. A escala de avaliação do conflito intragrupal (DIMAS; MIGUEZ; LOURENÇO, 2007) e um questionário sociodemográfico foram utilizados. Em contraste com a literatura, mas congruente com pesquisas recentes em Portugal (PASSOS, 2005; SILVESTRE, 2008), os resultados demonstraram não haver associação entre as variáveis estudadas de diversidade e o conflito intragrupal, apontando novas direções para a área e salientando a importância da consideração de diferentes contextos e variáveis no estudo da diversidade.

Grupos de trabalho; Diversidade; Conflito intragrupal; Conflito de tarefa; Conflito afetivo


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