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Racionalidade substantiva no gerenciamento de impressões: Uma análise dos relatórios corporativos da empresa JBS

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi investigar a racionalidade substantiva inerente à prática do gerenciamento de impressões (GI).

Originalidade/valor:

Com base na taxonomia criada por Merkl-Davies e Brennan (2011)Merkl-Davies, D. M., & Brennan, N. M. (2011). A conceptual framework of impression management: New insights from psychology, sociology and critical perspectives. Accounting and Business Research, 41(5), 415–437. https://doi.org/10.1080/00014788.2011.574222
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, analisam-se: 1. a discussão sob o eixo da perspectiva sociológica; e 2. as ações de racionalidade substantiva do GI que podem se manifestar a partir de ações de gestão simbólica. Nesse sentido, este estudo atende ao chamado de Merkl-Davies et al. (2011)Merkl-Davies, D. M., Brennan, N. M., & McLeay, S. J. (2011). Impression management and retrospective sense-making in corporate narratives: A social psychology perspective. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 24(3), 315–344. https://doi.org/10.1108/09513571111124036
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ao colocar em prática um modelo pouco convencional de análise a partir da utilização dos relatórios corporativos (anual e de sustentabilidade) da empresa JBS com especial atenção à Operação “Carne Fraca”.

Design/metodologia/abordagem:

Foi empreendida uma análise de conteúdo das narrativas contábeis dos relatórios corporativos da JBS entre o período de 2015 a 2018, à luz da estrutura conceitual de Merkl-Davies e Brennan.

Resultados:

As narrativas contábeis sugerem indícios de GI e da racionalidade substantiva. A racionalidade substantiva foi utilizada pelos preparadores dos relatórios corporativos a fim de legitimar as ações da companhia, sendo as manifestações dessa prática mais significativas no relatório de 2017, ano do evento Operação “Carne Fraca”. As implicações desta pesquisa residem em demonstrar evidências que direcionam as empresas quanto ao uso de narrativas contábeis para convencer a sociedade de suas ações condizentes com a estrutura de regras e normas sociais. Ademais, destacamos que as narrativas contábeis devem ser analisadas com cautela, uma vez que podem ser elaboradas sob a égide do comportamento oportunista do gestor.

Palavras-Chave:
comunicação corporativa; gerenciamento de impressões; legitimidade; racionalidade substantiva; gestão simbólica

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