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Serviços na pandemia de Covid-19: Impacto no bem-estar do consumidor e na intenção de recompra

Resumo

Objetivo:

O propósito desta pesquisa é explorar como a manutenção do relacionamento com prestadores de serviço durante a pandemia da Covid-19 afeta o bem-estar do consumidor e sua intenção de compra no período pós-pandemia.

Originalidade/valor:

Este artigo usa dados empíricos coletados durante a pandemia de Covid-19, para compreender como indivíduos podem melhorar seu bem-estar durante eventos estressantes por meio do uso de serviços e também como empresas podem aumentar suas possibilidades de recuperação durante essa situação.

Design/metodologia/abordagem:

Dados foram coletados através de questionário no Brasil durante o período intermediário da pandemia de Covid-19. Para executar a análise, foram feitas modelagens de equações estruturais.

Resultados:

Resultados mostram que quanto mais forte era a confiança no prestador de serviço antes do período estressante, maior será a manutenção do relacionamento com ele durante esse período. A manutenção do relacionamento entre consumidor e prestador de serviços durante a pandemia de Covid-19 melhora a satisfação com a vida e a saúde (i.e., bem-estar) do indivíduo (mesmo quando o serviço não é prestado da forma combinada previamente, e.g., aulas on-line de yoga). Os efeitos positivos no bem-estar são explicados por uma maior percepção de controle e sensação de estar ajudando o prestador de serviço durante um período de crise. Adicionalmente, a manutenção do relacionamento com o prestador de serviços durante esse período aumenta a intenção de recompra futura (i.e., após a pandemia) do consumidor junto a esse prestador de serviços.

Palavras-chave:
serviços; bem-estar; satisfação com a vida; situações estressantes; confiança

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