Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 64, Número: 4, Publicado: 2024
  • (RE)VISÃO DAS CAPACIDADES DINÂMICAS: ORIGENS E DESDOBRAMENTOS FUTUROS Artigos

    Bitencourt, Claudia; Müller Neto, Hugo Fridolino; Zanandrea, Gabriela

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa mapear como o campo das capacidades dinâmicas se desenvolveu desde os artigos seminais de Teece et al. (1997) e Eisenhardt e Martin (2000). Identificamos 10.838 artigos e usamos o algoritmo de alocação latente de Dirichlet para modelagem de tópicos. Realizamos dois tipos distintos de análise: a primeira foi baseada na temporalidade e características dos estudos, enquanto a segunda foi interpretativa e baseada na rede de conceitos teóricos estabelecidos. Os resultados indicam que há uma aproximação entre as ideias dos dois artigos seminais, que inicialmente eram vistas como opostas. Observamos um movimento de valorização das questões relacionais, seguindo um caminho de construção coletiva e de menor atenção à empresa isoladamente. A contribuição do artigo está em apontar a consolidação do campo das capacidades dinâmicas e suas tendências, ampliar a compreensão dos principais elementos envolvidos no desenvolvimento dessas capacidades e definir seus conceitos originais e atuais, bem como oferecer uma possível agenda para futuras pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo pretende mapear cómo se ha desarrollado el campo de las capacidades dinámicas desde los artículos de Teece et al. (1997) y Eisenhardt y Martin (2000). Identificamos 10.838 artículos y utilizamos el algoritmo de asignación latente de Dirichlet para el modelado de temas. Realizamos dos tipos de análisis: el primero, basado en la temporalidad y características de los estudios; y el segundo, en la red de conceptos teóricos establecidos. Los resultados indican que existe aproximación entre las ideas de dos artículos seminales que inicialmente se veían como opuestas. Observamos un movimiento hacia la valoración de las cuestiones relacionales, siguiendo un camino de construcción colectiva y prestando menos atención a la empresa de forma aislada. El artículo contribuye a: señalar la consolidación del campo de las capacidades dinámicas; comprender los principales elementos involucrados en el desarrollo de las capacidades dinámicas; definir sus conceptos originales y actuales; e indicar las tendencias en el campo y una posible agenda para futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to map out how the field of dynamic capabilities has developed since the seminal studies by Teece et al. (1997) and Eisenhardt and Martin (2000). We identified 10,838 papers and used the Latent Dirichlet Allocation algorithm for topic modeling. We conducted two analyses: the first was based on the temporality and characteristics of the studies; the second was interpretative and based on the network of theoretical concepts. Results indicate an approximation between the ideas of the two seminal studies, which were initially viewed as opposite. We observe a movement to value relational issues, following a collective construction path, and paying less attention to the firm itself. Overall, we were able to understand the consolidation of the dynamic capabilities field; understand the core elements involved in the development of dynamic capabilities; set out the original and current concepts of dynamic capabilities; and indicate tendencies and a possible future research agenda.
  • INFLUÊNCIA DE GÊNERO NAS RECOMENDAÇÕES DE AÇÕES POR ANALISTAS DE EQUITY RESEARCH Artigos

    Ghossain, Amanda Martinez El; Vieira, Anna De Abreu Sampaio Navarro; Godoi, Alexandra Strommer; Mirapalheta, Gustavo Corrêa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo busca testar empiricamente a hipótese, presente na literatura, de que, em suas decisões de investimento, mulheres tenderiam a apresentar maior aversão ao risco e/ou menor grau de otimismo do que seus pares homens baseado na análise das recomendações de investimento por parte de analistas de Equity Research no Brasil. Numa amostra com 7496 recomendações para as principais empresas listadas na B3 entre 2009-2021, encontrou-se um efeito estatisticamente significativo na direção oposta ao previsto: recomendações feitas por mulheres tenderam a ser mais otimistas. Verificou-se que a diferença se dá especificamente nas recomendações de venda, emitidas mais frequentemente por homens, e que o efeito desaparece ao se controlar o setor de cobertura e a instituição a que o analista pertence. Ou seja, sugere que a diferença ocorre porque mulheres, que respondem por apenas 12,8% do total de recomendações, se concentrarem na cobertura de setores específicos, como consumo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio se propone probar empíricamente la hipótesis de que las mujeres en sus decisiones de inversión tienden a mostrar una mayor aversión al riesgo y/o un menor grado de optimismo que los hombres analizando las recomendaciones de inversión realizadas por analistas de Equity Research en Brasil. A partir de una muestra de 7496 recomendaciones para empresas que cotizan en la B3 entre 2009-2021, se encontró un efecto estadísticamente significativo en sentido contrario al previsto: las recomendaciones realizadas por mujeres tendieron a ser más optimistas. Se verificó que la diferencia se da específicamente en las recomendaciones de venta, emitidas con mayor frecuencia por los hombres, y que el efecto desaparece al controlar por sector de cobertura e institución a la que pertenece el analista, lo que sugiere que la diferencia se debe a que las mujeres, que representan sólo el 12,8% de todas las recomendaciones, se centran en la cobertura de sectores como el consumo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study empirically tests the hypothesis in the literature that women, in their investment decisions, tend to show greater risk aversion and/or a lower degree of optimism than their male counterparts by analyzing investment recommendations by Equity Research analysts in Brazil. Based on a sample of 7496 recommendations for the main companies listed on the B3 between 2009-2021, a statistically significant effect was found in the opposite direction to that predicted: recommendations made by women tended to be more optimistic. We found that the difference is specific to sell recommendations, issued more frequently by men and that the effect disappears when controlling for the coverage sector and institution, which suggests that the difference is due to the fact of women, who account for only 12.8% of all recommendations, focus on covering specific sectors, such as consumption.
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br