Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 61, Número: 2, Publicado: 2021
  • O QUE HÁ PARA COMEMORAR NO MÊS DA MULHER? Editorial

    Tonelli, Maria José; Zambaldi, Felipe
  • GOVERNANÇA CORPORATIVA E CONEXÕES POLÍTICAS NAS PRÁTICAS ANTICORRUPÇÃO Artigos

    KOPROWSKI, SIRLENE; KREIN, VIVIANE; MAZZIONI, SADY; MAGRO, CRISTIAN BAÚ DAL

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo é analisar se mecanismos específicos de governança corporativa e as conexões políticas influenciam a evidenciação voluntária de práticas anticorrupção em empresas listadas na [B]3. O índice de evidenciação foi obtido a partir da relação do número de citações das palavras-chave com o número de páginas dos relatórios de sustentabilidade. A análise foi realizada por meio de regressão linear múltipla e considerou 740 observações dos exercícios de 2016 e 2017. Os resultados indicaram que o tamanho e o percentual de membros externos no Conselho de Administração (CA), auditoria big four, tamanho do comitê de auditoria e a participação acionária do governo influenciaram positivamente os níveis de evidenciação de práticas anticorrupção. Por sua vez, a presença de políticos no CA conduz para aumento da assimetria informacional ao revelar menor nível de divulgação, que, na sua extensão, representa menor compromisso com as práticas anticorrupção.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del estudio es analizar si los mecanismos específicos de gobierno corporativo y las conexiones políticas influyen en la divulgación voluntaria de las prácticas anticorrupción en las empresas que cotizan en la [B]3. El índice de divulgación se obtuvo de la relación entre el número de citas de las palabras clave y el número de páginas de los informes de sostenibilidad. El análisis se realizó mediante regresión lineal múltiple y consideró 740 observaciones de los ejercicios 2016 y 2017. Los resultados indicaron que el tamaño y el porcentaje de miembros externos en el consejo de administración, la auditoría bif four, el tamaño del comité de auditoría y la participación accionaria del gobierno influyeron positivamente en los niveles de divulgación de las prácticas anticorrupción. A su vez, la presencia de políticos en el consejo de administración conduce a un aumento de la asimetría de la información al revelar un menor nivel de divulgación, que, en su extensión, representa un menor compromiso con las prácticas anticorrupción.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study is to analyze whether specific corporate governance mechanisms and political connections influence the voluntary disclosure of anti-corruption practices in the companies listed in the Brazilian stock exchange [B]3. The disclosure index was obtained from the relationship between the number of citations of the keywords and the number of pages in the sustainability reports. The analysis was performed using multiple linear regression, considering 740 observations from financial years 2016 and 2017. The results indicate that the size and percentage of external members on the board of directors, Big Four audits, size of the audit committee, and participation of government shareholding positively influence the levels of disclosure of anti-corruption practices. In turn, the presence of politicians on the board of directors leads to an increase in information asymmetry due to a lower level of disclosure, which, by extension, represents less commitment to anti-corruption practices.
  • ALAVANCANDO A EFICÁCIA DE SERVIÇOS INTENSIVOS EM CONHECIMENTO: O PAPEL DOS CLIENTES E DOS PRESTADORES DE SERVIÇO Artigos

    SILVA, SIMONE SANTOS DA; SANTOS, JULIANA BONOMI

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa desenvolve um modelo teórico que relacionou as ações de participação dos clientes em serviços intensivos em conhecimento (SIC), as ações dos prestadores de serviço para estimular o envolvimento dos clientes e a eficácia dos serviços. Cinco hipóteses foram testadas por meio de equações estruturais, e os dados foram coletados por meio do levantamento de uma amostra de 106 usuários de serviços de fisioterapia, personal trainers, pilates e reeducação postural global. Os resultados mostram que não basta educar clientes; prestadores precisam ter empatia e criar um vínculo emocional com eles. Adicionalmente, a educação dos clientes e a empatia emocional influenciam de maneira diferenciada o fornecimento de feedback e até que ponto os clientes seguem as instruções. Este estudo contribui para a literatura, ao promover uma visão holística sobre os fatores que influenciam a participação do cliente e sua eficácia em SIC

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación desarrolla un modelo teórico que relaciona las acciones de participación del cliente en los servicios intensivos en conocimiento (SIC), las acciones de los proveedores de servicios para estimular la participación del cliente y la efectividad de los servicios. Se probaron cinco hipótesis utilizando ecuaciones estructurales, y los datos se recolectaron encuestando a una muestra de 106 usuarios de servicios de fisioterapia, entrenadores personales, pilates y reeducación postural global. Los resultados muestran que educar a los clientes no es suficiente; los proveedores deben sentir empatía y crear un vínculo emocional con ellos. Además, la educación del cliente y la empatía emocional influyen de manera diferente en la entrega de comentarios y en el grado en que los clientes siguen las instrucciones. Este estudio contribuye a la literatura, al promover una visión holística sobre los factores que influyen en la participación del cliente y su efectividad en la SIC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study develops a theoretical model that relates customer participation in knowledge-intensive services (KIS), the actions of service providers to encourage customer engagement and the effectiveness of services. Five hypotheses were tested using structural equations, and data were collected by surveying a sample of 106 users of physical therapy, personal training, Pilates and global postural reeducation services. The results show that educating customers is not enough; service providers need to empathize and create an emotional bond with them. Additionally, customer education and emotional empathy have different effects on customer feedback and the extent to which customers follow instructions. This study contributes to the literature by promoting a holistic view of the factors that influence customer participation and its effectiveness in KIS.
  • DESEMPENHO DA EXPORTAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL: INTANGÍVEIS REALMENTE IMPORTAM PARA EMPRESAS DE PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO COMO O PERU? Artigos

    GUARDAMINO, CARLOS DEL CASTILLO; EGOÁVIL, JOSÉ VENTURA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo contribui com um dos primeiros estudos empíricos relacionados ao capital intelectual (CI) em empresas exportadoras de têxteis da América do Sul. Utilizando a abordagem de recursos e capacidades, examinamos como certos ativos intangíveis podem trazer vantagens competitivas. Propomos e testamos um modelo que mostra as relações entre o CI e o desempenho de exportação (DE), bem como as várias inter-relações entre as diferentes dimensões do CI. Em uma amostra de fabricantes de têxteis que operam no Peru, uma economia emergente, verificou-se que o capital humano (CH) e o capital estrutural (CE) têm influência significativamente positiva no DE. No entanto, uma análise dos dados não confirma que o capital relacional (CR) tenha influência positiva no desempenho das exportações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo es uno de los primeros estudios empíricos sobre capital intelectual (CI) en empresas exportadoras de textiles de América del Sur. Usando el enfoque de recursos y capacidades, examinamos cómo ciertos intangibles pueden dar ventajas competitivas. Proponemos y probamos un modelo que muestra las relaciones entre el CI y el desempeño de exportación (EP, por su sigla en inglés), así como las diversas interrelaciones entre las diferentes dimensiones del CI. De una muestra de fabricantes de textiles que operan en Perú, se halló que tanto el capital humano (CH) como el capital estructural (CE) tienen una influencia significativamente positiva en el EP. Sin embargo, un análisis de los datos no confirma que el capital relacional (CR) tenga alguna influencia positiva en el desempeño de las exportaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study is one of the first empirical studies on intellectual capital (IC) in South American textile exporting companies. Using the resources and capabilities approach, we examine how certain intangibles can provide competitive advantages. We propose and test a model capturing the relationships between IC components and export performance (EP), as well as the various interrelationships among the different dimensions of IC. Using a sample of textile manufacturers operating in Peru, an emerging economy, we find that both human capital and structural capital have a significantly positive influence on EP. However, the data analysis does not confirm that relational capital has any positive influence on export performance.
  • NÍVEL DE ALTO DESEMPENHO E GERENCIAMENTO DE TECNOLOGIA ENTRE EMPRESAS VINÍCOLAS NO CLUSTER DA INDÚSTRIA DO VINHO DA BAIXA CALIFÓRNIA: ABORDAGEM FSQCA Artigos

    RODRÍGUEZ, JOSÉ CARLOS; GÓMEZ, MARIO; MANZO, MARÍA ALINE

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa o nível de alto desempenho e o gerenciamento de tecnologia entre as empresas de vinificação do cluster da indústria vinícola da Baixa Califórnia, no México. O estudo usa a abordagem de análise comparativa qualitativa de conjunto difuso (fsQCA) para investigar as condições necessárias e suficientes para atingir um nível de alto desempenho entre as empresas desse cluster da indústria. A hipótese sugere que a presença de alguns recursos (condições) no cluster da indústria vinícola da Baixa Califórnia é condição necessária e suficiente (relações teóricas) para alcançar um nível de alto desempenho (resultado). Nesse sentido, este estudo examina a complexidade causal observada nas relações teóricas dos conjuntos e no nível de alto desempenho no cluster da indústria vinícola da Baixa Califórnia. Uma descoberta importante nesta pesquisa é que as empresas de vinhedos da Baixa Califórnia não precisam desenvolver inovações interdependentes para alcançar um nível de alto desempenho. No entanto, esforços de pesquisa e desenvolvimento, boas relações com fornecedores e capacidade de produção são condições necessárias para atingir um nível de alto desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza el alto nivel rendimiento y la gestión tecnológica en las empresas vitivinícolas del clúster industrial vinícola de Baja California en México. El estudio utiliza el análisis cualitativo comparado (fsQCA, por sus siglas en inglés) para determinar las condiciones necesarias y suficientes para alcanzar un alto desempeño entre las empresas de este clúster industrial. La hipótesis en esta investigación sugiere que la presencia de ciertos recursos (condiciones) en el clúster industrial vitivinícola de Baja California son condiciones necesarias y suficientes (relaciones de conjuntos teóricas) para alcanzar un alto nivel de rendimiento (resultado). Este trabajo analiza la complejidad causal que existe en relaciones de conjuntos teóricas y un alto nivel de desempeño en el clúster industrial vitivinícola de Baja California. Un hallazgo importante en esta investigación es que las empresas vitivinícolas de Baja California no necesitan desarrollar innovaciones conjuntas para alcanzar un alto nivel de desempeño. De igual forma, los esfuerzos para la investigación y desarrollo, las relaciones con proveedores y la capacidad de producción son condiciones necesarias para alcanzar un alto nivel de desempeño en este clúster.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes how wineries in the wine industry cluster of Baja California in Mexico achieve a high-performance level and engage in technology management. The study uses the fuzzy-set qualitative comparative analysis approach to inquire into the necessary and sufficient conditions for firms in this industry cluster to attain a high-performance level. Our research hypothesis suggests that the presence of some resources (conditions) in the wine industry cluster of Baja California is a necessary and sufficient condition (set-theoretic relations) to achieve a high-performance level (outcome). Accordingly, this study examines the causal complexity observed in set-theoretic relations and high-performance levels in the wine industry cluster of Baja California. An important finding in this research is that winery firms in Baja California do not need to develop interdependent innovations to achieve a high-performance level. However, research and development efforts, good supplier relations, and production capacity are necessary conditions to achieve a high performance level in this cluster.
  • FEMINIZAÇÃO DO ENVELHECIMENTO: UM FENÔMENO MULTIFACETADO MUITO ALÉM DOS NÚMEROS Pensata

    CEPELLOS, VANESSA MARTINES
  • PODE UMA LEI PROGRESSISTA ACELERAR UMA TRAJETORIA DE GRANDE LENTIDÃO? MULHERES NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO EM PORTUGAL Perspectivas

    Casaca, Sara Falcão; Guedes, Maria João; Marques, Susana Ramalho; Paço, Nuno

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o impacto do novo marco regulatório que entrou em vigor em Portugal em janeiro de 2018, a chamada lei das cotas de gênero, que determina uma composição mais equilibrada de mulheres e homens nos conselhos de administração das empresas cotadas na Bolsa de Valores Euronext Lisbon e das empresas do setor público. O artigo começa por contextualizar o debate sobre a sub-representação de mulheres nos conselhos de administração e sobre o novo marco de políticas com efeito vinculativo, introduzido em vários países da União Europeia (UE) e em Portugal. Examina, em seguida, os dados relativos à representação de homens e mulheres nos conselhos de administração das empresas cotadas em bolsa. Conclui-se que a introdução desta medida legislativa de natureza vinculativa em Portugal acelerou o movimento em direção a uma maior representação das mulheres nos conselhos de administração das empresas cotadas em bolsa, representando um novo impulso ao progresso neste domínio, porém lento, gerado pelos anteriores incentivos que visaram estimular a ação voluntária por parte das próprias empresas e promover medidas de autorregulação. Um dos principais desafios consiste, ainda, na passagem de um maior equilíbrio numérico de gênero para uma igualdade substantiva nos conselhos de administração, aumentando ao mesmo tempo a representação das mulheres em cargos de poder e influência efetiva nos processos decisórios.

    Resumo em Inglês:

    This paper looks at the impact of the new regulatory framework in Portugal that came into force in January 2018, the so-called gender quota law that relates to the gender composition of the boardrooms of companies listed on the Euronext Lisbon Stock Exchange and in the public sector. It begins by contextualising the debate about the underrepresentation of women on boards and the new binding policy framework that has been introduced in the European Union (EU) and Portugal. The paper then examines the data relating to the representation of men and women on the boards of public listed companies (PLCs). It is concluded that the introduction of binding legal targets in Portugal has accelerated the movement towards a greater representation of women on the boards of PLCs, giving an added impulse to the longstanding, but slow progress generated by the incentives that were designed to encourage voluntary action on the part of the companies themselves, and to promote self-regulatory measures. One of the fundamental challenges lying ahead is to move from a greater numerical gender balance to substantive gender equality in the boardroom, while also increasing the representation of women in positions of power and with influence over decision-making.
  • ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO: UM PROBLEMA DE LIDERANÇA Perspectivas

    MCEWEN, CELINA; PULLEN, ALISON; RHODES, CARL

    Resumo em Português:

    A violência sexual contra as mulheres no ambiente de trabalho continua disseminada e inadequadamente tratada. O assédio sexual é frequentemente praticado por líderes, gerentes ou supervisores, como resultado de relações de poder abusivas. Reconhecer e abordar a tolerância cultural à violência sexual nas organizações é um dos passos para tratar desta questão. Neste artigo, argumentamos que a violência encontra-se normalizada por meio de práticas de liderança. Sugerimos que um posicionamento da liderança contra o assédio sexual é essencial para a correção organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Sexual violence against women in the workplace remains rife and poorly addressed. Sexual harassment is often perpetrated by leaders, managers, or supervisors as the result of abusive power relations. Recognising and addressing the cultural tolerance for sexual violence in organizations and society is one of the steps in addressing this issue. In this paper, we argue that violence is normalised through leadership practices. We suggest that leadership against sexual harassment is essential for organizational redress.
  • UNBLOCKING THE BLOCKCHAIN - UM GUIA AMIGÁVEL SOBRE A PLATAFORMA ETHEREUM Resenha

    FREITAS, KENYTH ALVES DE; SERIO, LUIZ CARLOS DI
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br