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Revista de Administração de Empresas, Volume: 37, Número: 1, Publicado: 1997
  • Editorial: iniciando um ano promissor

    Venosa, Roberto
  • Identidade organizacional Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Caldas, Miguel P.; Wood Jr., Thomaz

    Resumo em Português:

    Neste artigo teórico, os autores revisitam o conceito de identidade, advogando o melhor entendimento de sua complexidade e sua utilização mais abrangente na análise organizacional. Enquanto exploram as origens do conceito e os caminhos de sua evolução por vários campos do conhecimento, os autores desenvolvem um quadro conceitual de referência, que diferencia as muitas abordagens existentes sobre identidade, a partir de duas dimensões básicas: dimensão do objeto focal e dimensão da observação. A primeira distingue o objeto sobre o qual o conceito é aplicado (ex.: indivíduo, grupo, organização etc.); a segunda distingue as formas pelas quais a identidade é observada (do interiormente observado - selt - até o externamente observado - imagem). A sobreposição dessas duas dimensões define diversos quadrantes, onde se podem distinguir as diferentes abordagens existentes sobre identidade. Enfim, o modelo é expandido com uma terceira dimensão (da definição de identidade), que põe em debate os alicerces do próprio conceito: a idéia de algo central, distintivo e duradouro.

    Resumo em Inglês:

    In this theoretical article, the authors revisit the concept of identity, proposing the better understanding of its complexity, as well as its broa der use in organizational analysis. While exploring the origins of the concept and the trends of its evolution through several fields of knowledge, the authors develop a conceptual framework, which differentiates the many existing perspectives on identity based on two key dimensions: the focal object dimension and the observation dimensiono The former distinguishes the object to which the concept is applied (e.g., an individual, a group, an organization etc.); the latter differentiates how identity is observed (from the innerly observed - self - to the externally observed - image). The combination of these two dimensions defines several quadrants, in which it is possible to portrait the different existing perspectives on identity. At last, the model is expanded with a third dimension (the identity definition), which debates the basic foundations of the concept: of this being something central, distinctive and enduring.
  • O indivíduo preso na armadilha da estrutura estratégica Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Enriquez, Eugène

    Resumo em Português:

    Em pleno auge do individualismo, o homem nunca esteve tão encerrado nas malhas das organizações e tão pouco livre em relação ao seu próprio corpo e ao seu modo de pensar. Hoje, tudo na sociedade e nas organizações é construído para fazer o indivíduo crer na sua vocação de homem livre e criador.

    Resumo em Inglês:

    Nowadays, in the highest point of individualism, it is possible to say that individual has never been so entangled in the organizations and has never been so little free regarding his own body and his way of thinking. Today, everything in society and in the organizations is built in order to make the individual believe in his vocation for being free and creative.
  • Estratégias de propaganda de marcas brasileiras no Mercosul Administração Mercadológica

    Fontenelle, Suzana de M.; Dourado, Iêda Lima Perera

    Resumo em Português:

    O presente estudo busca identificar as estratégias de propaganda utilizadas na região do Mercosul e analisar os fatores associados à escolha dessas estratégias. Um modelo conccitual é desenvolvido e testado para estratégias de propaganda adotadas por marcas brasileiras anunciadas no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os resultados obtidos neste estudo exploratório sugerem que, apesar dos consumidores dos países integrantes do Mercosul serem vistos como diferentes, a padronização dos elementos da propaganda é a estratégia mais utilizada pelos participantes deste estudo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to identify the advertising strategies adopted in the Mercosul Region and to analyze the factors which influence the choice of a specific strategic orientation. A conceptual model is developed and tested for advertising strategies adopted by Brazilian firms with brands being advertised in Brazil, Argentina, Paraguaye Uruguay. Results suggest that, in spite of consumer differences, the standardization of advertising messages is the prevalent strategy among the participants in this study.
  • Financial strategies for minimizing corporate income taxes under Brazil's new global tax system

    Limberg, Stephen T.; Robison, John R.; Schadewald, Michael S.

    Resumo em Português:

    Em 1996, o Brasil adotou um sistema internacional de impostos de renda para empresas. Este sistema representa uma mudança fundamental em como o governo brasileiro trata as transações internacionais e as estratégias para minimizar os impostos para as empresas. Neste artigo, descrevemos as bases conccituais para um sistema internacional de impostos e o problema causado pela criação de uma dupla taxação. As reações do governo e da iniciativa privada à dupla taxação são consideradas. Também são analisados os mecanismos imperfcitos desenvolvidos no Brasil e em outros países para atenuação da taxação dupla. Finalmente, abordamos as estratégias utilizadas pelas empresas para não apenas evitar a dupla taxação como também ter as vantagens dos paraísos fiscais.

    Resumo em Inglês:

    In 1996, Brazil adopted a worldwide income tax system for corporations. This system represents a fundamental change in how the Brazílian government treats multinational transactions and the tax minimizing strategies relevant to businesses. In this article, we describe the conceptual basis for worldwide tax systems and the problem of double taxation that they create. Responses to double taxation by both the governments and the priva te sector are considered. Namely, the imperfect mechanisms developed by Brazil and other countries for mitigating double taxation are analyzed. We ultimately focus on the strategies that companies utilize in order not only to avoid double texetion, but also to take advantage of tax havens.
  • Escala de produção em empresas de transporte por ônibus a experiência brasileira Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Henry, Étienne

    Resumo em Português:

    As economias de escala representam uma importante e polêmica questão dentro do debate em torno dos meios de transporte urbanos. A proliferação de pequenas empresas (geralmente predominantes nos países em desenvolvimento) induz à fragmentação de redes e métodos operacionais. Sendo assim, as administrações municipais procuram empresas que possuam grande número de ônibus e que possam assumir de forma completa e coordenada todos os aspectos operacionais do serviço. Entretanto, o tamanho dessas empresas pode trazer dificuldades no que concerne à rentabilidade, às economias externas e à produtividade. Do ponto de vista teórico, existe oposição à questão das economias de escala, consideradas negativas no setor de transportes. Entretanto, a análise da experiência brasileira leva a outras conclusões. Cerca de 1.500 empresas de ônibus urbanos são, em sua maior parte, privadas, ultrapassando o pequeno porte: propomos aqui sua classificação em oito tipos de escala. Por conseguinte, estudaremos as características operacionais e estruturais de cada uma delas. Os dados empíricos provêm de uma pesquisa em que houve a cooperação entre o meio científico e aqueles que operam os meios de transporte no Brasil (empresas públicas ou privadas). Contudo, as conclusões não se limitam nem à experiência nacional brasileira, nem ao contexto das cidades em desenvolvimento. Teoricamente, lançam uma dúvida sobre a atual presunção de que inexistem economias de escala nas empresas de ônibus.

    Resumo em Inglês:

    Scale savings is a main polemical matter in the debate on urban transport utilities. The proliferation of small production units, generally dominating in developing countries, induces split up networks and operation modes. So city managers can look for buses concentration and for firms which manage the service operation aspects in a complete and coordinated manner. But difficulties may arise from their size as far as commercial profitability, externaI savings and service productivity are concerned. From a theoretical point of view, one comes up against the question of scale savings in transport: it is supposed to be nega tive. The analysis of the Brazilian experience leads to other conclusions. About 1.500 urban bus transport firms are mostly private owned and overcome the small scale: it is here proposed their grading in 8 scale types. Hence, structural and operating characteristics of each type are studied. The empirical data result from a research held in cooperation with the scientific and public ou priva te operational representatives of urban transport in Brazil. But the conclusions are not limited ncither to the national Brazilian experience, nor to the context of developing cities. In theory, they throw a doubt about the current presumition of a lack of economies of scales in bus companies.
  • A contribuição da área produtiva no processo de inovações tecnológicas

    Barbieri, José Carlos

    Resumo em Português:

    Não há dúvida de que as inovações tecnológicas estão entre as principais fontes de vantagens competitivas para uma quantidade crescente de empresas industriais. A primeira parte deste trabalho apresenta breves considerações sobre o processo de inovação tecnológica à medida que diferencia a inovação radical da incrementai, dois tipos diferentes porém complementares de inovações. Na segunda parte é fcita uma distinção conccitual entre duas abordagens para implementar inovações incrementais. Por último, discute-se o papel das atividades operacionais e das técnicas de gestão da produção no processo de inovação tecnológica, levando em consideração a nova abordagem relacionada com o movimento da qualidade total.

    Resumo em Inglês:

    There is no doubt that technological innovations are one of the main source of competitive advantages for a growing number of industrial companies. The first part of this paper presents a brief appreciation of the innovation process while shows the difterences between radical and incrementaI innovations, two distincts but complementary kinds of innovation. The n, a conceptual distinction between two approaches to set incrementaI innovations is analysed. Final/y, this paper discusses the role of operation activities and production management tools in the technological innovation process, taking into consideration the new approach related to the total quality movement.
  • Resenhas

    Heidemann, Francisco Gabriel
  • A gerência da criatividade Resenhas

    Iozzi, Rodolfo Verano
  • Engenharia de conceito

    Carvalho, Leão Roberto Machado de
  • O fator humano na gestão de RH

    Ferreira, Renato Guimarães
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