Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 30, Número: 2, Publicado: 1990
  • Carta ao leitor

    Goldenstein, Gisela Taschner
  • A questão dos objetivos nas organizações Artigos

    Marinho, Maria de Sálete Corrêa
  • Motivação: mitos, crenças e mal-entendidos Artigos

    Bergamini, Cecília W.

    Resumo em Português:

    Se no âmbito das especulações puramente intelectuais, o fenômeno da motivação não parece apresentar maiores dificuldades, no domínio concreto do conhecimento prático, uma confusão generalizada instalou-se há muito, não permitindo que progressos significativos sejam feitos por aqueles que buscam eficácia no dia a dia de trabalho dentro das organizações. Trata-se da confusão entre aquilo que se deve chamar de "pura reação" (condicionamento) e o que deve ser reconhecido como "motivação autêntica". Este artigo tem como objetivo delimitar o domínio de cada um desses fenômenos tão heterogêneos, mostrando, em particular, quais são as formas de comportamento definidas pela psicologia como o resultado da ação das variáveis extrínsecas ao indivíduo e que, pelo simples fato de o induzirem à ação, foram erroneamente consideradas como típicas da verdadeira motivação.

    Resumo em Inglês:

    Motivation is one word used in many different ways, with too many different meanings. So, it is important to distinguish between the behavior that is knozvn as conditionated and that one seen as the real motivated behavior. Tins article has the main purpose of delimitating each one of these two heterogeneous concepts. First: the conditioned behavior thai comes out of the action of extrinsic variables existing in the environment and the motivated behavior that emerges from intrinsic forces existing inside each person. It seems crucial to distinguish these two different ways of behavior if one wants to work with really motivated people. These people seem to engage themselves in work for their own sake, and not because these activities might lead to external rewards. The motivated activities appear as having aims in themselves rather than being means to an objective.
  • Implantação e consolidação de um pólo tecnológico: o caso de São José dos Campos Artigos

    Medeiros, José Adelino de; Perilo, Sérgio Alves
  • Formação do preço de venda: o método do valor presente Artigos

    Costa, Magnus Amaral da

    Resumo em Português:

    O texto se propõe a expor um. método de custeamento, análise de rentabilidade e simulação de preços a valor presente. No tocante a custos, o método escolhido foi o custeio direto aplicado a padrões físicos e custos correntes de reposição; para análise de rentabilidade é utilizado o conceito de margem de contribuição; e para fins de formação do preço de venda são propostas algumas fórmulas para cálculo dos preços de venda à vista e a prazo. Todo o argumento considera a relevância da expectativa de variações de preços, tanto no momento da elaboração das tabelas de preço de venda que vigem em um determinado período de tempo, como na avaliação da margem de contribuição em termos relativos e absolutos, com suas implicações perante o resultado da atividade empresarial.

    Resumo em Inglês:

    The object of this paper is to report a system for costing, profitability analysis and pegging, all under net present value model: about costing we have the direct (variable) costing method applied on phisicals standards and current value; about profitability analysis it is used the contribution margin approach; and for pegging we assume some formulas for transactions on cash or credit. All this is based too on relevance of inflation's expectance when prices are formulated, and the implications when the manager's decision are made on absolute or relative contribution margin.
  • As microempresas no Brasil: uma interpretação do censo de 1985 Especial

    Carpintero, José Newton Cabral; Souza, Maria Carolina A.F. de; Bacic, Miguel Juan
  • Capital de risco e desenvolvimento tecnológico Notas E Comentários

    Baeta, Adelaide Maria Coelho; Leite, João Batista Diniz
  • Planejamento financeiro Pesquisa Bibliográfica

    Virzi, Alexandre Hansen; Vasconcellos, Heraldo
  • O que faz o Brasil, Brasil? Resenhas Bibliográficas

    Motta, Fernando C. Prestes
  • Automação e movimento sindical no Brasil Resenhas Bibliográficas

    Silva, Elizabeth Bortolaia
  • Documento sem título Resenhas Bibliográficas

    Goldenstein, Gisela Taschner
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br