Acessibilidade / Reportar erro

Reengenharia - em busca de uma teoria

Technological base; strategic alignment; Information Technology Strategy; process reengineering; business reengineering

Base tecnológica; alinhamento estretégico; estretégia para tecnologia da informação; Reengenharia de Negócios; Reengenharia de Processos

ARTIGOS

Reengenharia - em busca de uma teoria

Fábio de Souza Abreu

Mestrando em Administração de Empresas na EAESP/FGV

Palavras-chave: Base tecnológica, alinhamento estretégico, estretégia para tecnologia da informação, Reengenharia de Negócios, Reengenharia de Processos.

Key words: Technological base, strategic alignment, Information Technology Strategy, process reengineering, business reengineering.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em abril/94, avaliado em abril, maio, junho/94 e aprovado para publicação em junho/94,

1. HAMMER, Michael. Reengineering work: don't automate, obliterate. Harvard Business Review, p. 110-2, Jul./Aug. 1990. Sua definição é "Reengenharia é o radical redesign dos processos de um negócio para atingir ganhos dramáticos de performance."

2. HOPPER, Max D. Rattling SABRE - new ways to compete on information. Harvard Business Review, v. 68, n. 3, p. 118-25, May/Jun. 1990.

3. HALL, Gene, ROSENTHAL, Jim, WADE, Judy. How to make Reengineering really work. Harvard Business Review, v. 71, n. 6, p. 119-31, Nov./Dec. 1993. Resultados globais são gastos totais e lucratividade.

4. Estamos nos referindo ao foco da Reengenharia e não à forma de implementação, que nesse caso é sempre feita através do redesign dos processos.

5. HALl, Gene et al. Op. cit.

6. DAVIDSON, W. H. Beyond Re-engineering: the three phases of business transformatíon. IBM System Journal, v. 32, n. 1, p. 65-79, 1993.

7. Competência central ou core competence pode ser definida como a capacidade de empregar de forma harmônica todas as forças e habilidades da empresa para explorar vantagens competitivas e construir uma poderosa posição de mercado. Outra forma de definir core competence é: tecnologia + organização social + aprendizado coletivo. Sua essência e característica básica é ser amplamente compartilhada por todos dentro da organização. Ela deve: ser uma fonte de diferenciação significativa. ter um amplo espectro de aplicações para o desenvolvimento de vantagens competitivas, funcionar como um elo de união entre os negócios da organização e ser difícil de ser imitada pelos concorrentes.

8. HENOERSON, J. C., VENKATRAMAN, N. Strategic alignment leveraging technology for transforming organizations. IBM System Journal, v. 32, n. 1, p. 4-15, 1993.

9. Reestruturação, diferentemente de Reengenharia, é um processo de curta duração, porém de impacto estratégico que não envolve mudanças profundas na forma de a empresa operar as atividades ligadas à sua core competence.

10. Precisão nas operações de uma organização deve ser entendida como a habilidade desenvolvida para oferecer a um cliente individual produtos e serviços individualizados (customized), oferecendo configuração de preços e entrega únicos. As habilidades de que a empresa necessita para atingir um elevado grau de precisão em seu negócio são: microssegmentação, habilidade de ofertar produtos individualizados para mercados de consumo em massa e precisão em preços - habilidade e flexibilidade para identificar custos individualizados a cada venda.

11. Conforme podemos observar no box Algumas experiências brasileiras.

12. NETZ, Clayton. A arte de fazer mais com menos. Exame, p. 52-9, 4 de agosto de 1993. Também foram feitas entrevistas e acompanhadas palestras dos executivos de parte das empresas citadas.

  • 1. HAMMER, Michael. Reengineering work: don't automate, obliterate. Harvard Business Review, p. 110-2, Jul./Aug. 1990.
  • 2. HOPPER, Max D. Rattling SABRE - new ways to compete on information. Harvard Business Review, v. 68, n. 3, p. 118-25, May/Jun. 1990.
  • 3. HALL, Gene, ROSENTHAL, Jim, WADE, Judy. How to make Reengineering really work. Harvard Business Review, v. 71, n. 6, p. 119-31, Nov./Dec. 1993.
  • 6. DAVIDSON, W. H. Beyond Re-engineering: the three phases of business transformatíon. IBM System Journal, v. 32, n. 1, p. 65-79, 1993.
  • 8. HENOERSON, J. C., VENKATRAMAN, N. Strategic alignment leveraging technology for transforming organizations. IBM System Journal, v. 32, n. 1, p. 4-15, 1993.
  • 12. NETZ, Clayton. A arte de fazer mais com menos. Exame, p. 52-9, 4 de agosto de 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Out 1994

Histórico

  • Recebido
    Abr 1994
  • Aceito
    Jun 1994
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br