Acessibilidade / Reportar erro

Estudos Decoloniais, Métodos Não Extrativistas e Pesquisa-Ação Participativa em Contabilidade

RESUMO

Objetivo:

o artigo discute como a contabilidade apoia o capitalismo financeiro no Sul Global por meio de linguagens e práticas neocolonialistas, com o objetivo de propor uma agenda decolonial baseada em metodologias não extrativistas para recuperar conhecimentos alternativos e (re)construir novos.

Método:

revisitamos a literatura contábil crítica, conectando-a à epistemologia decolonial. Portanto, descrevemos os pressupostos por trás de diferentes métodos não extrativos, e contrastamos a pesquisa-ação participativa (PAR) com diferentes abordagens de produção e consumo de conhecimento. Também foram delineadas algumas estratégias operacionais da PAR, discutindo pesquisa-ação em estudos de gestão e contabilidade e o potencial para uma agenda participativa em contabilidade.

Resultados:

os resultados evidenciam métodos não extrativistas para respeitar e valorizar diferentes visões de mundo em um determinado fenômeno social. Assim, são apontadas alternativas de pesquisa não tradicionais e emancipatórias para produzir um novo “sentipensante” na contabilidade para descolonizar saberes, corpos e mentes.

Conclusões:

este artigo apresenta a PAR como permitindo a (re)existência de diferentes visões de mundo ao reconhecer sua capacidade de recuperar e reconstruir o conhecimento “com” os participantes. Assim, o método apoia o engajamento programático com vozes subalternizadas para coproduzir a pluriversalidade na contabilidade em vez de reproduzir universalismos e para apoiar acadêmicos e profissionais para transcender a modernidade ocidental.

Palavras-chave:
contabilidade; decolonialidade; método não extrativista; pesquisa-ação participativa

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br