Acessibilidade / Reportar erro

Fluxo Temporal da Capacidade de Transferência Tecnológica: Além do Ciclo de Vida

RESUMO

Objetivo:

analisar o comportamento da capacidade de transferência tecnológica ao longo do tempo em instituições públicas brasileiras de ensino superior.

Método:

adotou-se o método de caso estendido em duas instituições nacionais de referência em gestão da transferência tecnológica. Entrevistas, observações e análise de documentos foram as principais técnicas para a coleta de dados. A análise também ocorreu por meio das técnicas do método de caso estendido.

Resultados:

evidenciou-se que o comportamento de uma capacidade, durante a sua existência, pode não obedecer a uma curva linear, mas sim variar ao longo de estágios distintos e sofrer diferentes mutações.

Conclusões:

conclui-se que o ciclo de vida de uma capacidade não seria exatamente equivalente ou limitado à heurística de um ciclo de vida biológico dotado de previsível entropia até o total colapso. Diferente disso, considerando o ambiente e a conjuntura, uma capacidade pode voltar a existir desde que se entenda isso como oportuno e exequível. Os achados avançam na compreensão do processo de transferência tecnológica que passa a contar com o potencial explicativo das capacidades dinâmicas.

Palavras-chave:
transferência tecnológica; capacidades dinâmicas; ciclo de vida

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br