Acessibilidade / Reportar erro

Construindo um Índice de Capacidade Estatal para os Governos Municipais de Minas Gerais

RESUMO

Objetivo:

a capacidade estatal constitui o conjunto de competências essenciais que as instituições governamentais possuem, ou devem possuir, para a consecução dos objetivos públicos. Entretanto, a natureza multidimensional do construto ‘capacidade estatal’ implica um grande desafio de pesquisa para a academia científica e um grande desafio de gerenciamento para os gestores públicos. Nosso objetivo consistiu na construção de uma medida de desempenho na expectativa de avançar empiricamente nos estudos sobre esse conceito.

Marco teórico:

a criação do Índice de Capacidade Estatal (SCI) seguiu os mesmos procedimentos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Método:

a busca de variáveis (proxies) que estejam atinentes ao contexto brasileiro e que permitam, empiricamente, a mensuração e operacionalização da capacidade estatal se deu mediante extensa revisão de literatura. Logo, o SCI permitiu o exame geral do construto, ‘capacidade estatal’.

Resultados:

os resultados ressaltaram disparidades nas estruturas administrativas municipais de Minas Gerais.

Conclusão:

sugere-se a necessidade de incentivos e investimentos nas dimensões que abrangeram o Índice de Capacidade Estatal, a saber: administrativa, política e fiscal.

Palavras-chave:
capacidade estatal; Índice de Capacidade Estatal; estruturas administrativas de Minas Gerais; medidas de desempenho

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br