Acessibilidade / Reportar erro

Mapeando Esquemas da Cultura Organizacional por Meio da Análise de Classes Correlacionais: Um Tutorial

RESUMO

Contexto:

a cultura organizacional, mesmo quando vista como significados compartilhados, tende a ser investigada a partir do grau de consenso organizacional. Todavia, compartilhar significados não implica dizer que as opiniões são as mesmas. Pelo contrário, pode haver concordância em quais elementos culturais são relevantes, mesmo que as opiniões divirjam. Isso remete à possibilidade de indivíduos compartilharem esquemas culturais mesmo que discordem das respostas.

Objetivo:

nosso objetivo é mapear os esquemas culturais compartilhados por meio de uma escala de valores organizacionais adaptada ao contexto brasileiro, a partir de uma survey com 207 trabalhadores de diferentes companhias.

Método:

avanços recentes no campo da cognição cultural permitiram, neste artigo tutorial, mapear os esquemas da cultura organizacional por meio da análise de classes correlacionais. Tal método divide a amostra em classes esquemáticas, elencando os respondentes por meio do grau de dependência linear entre respostas em um questionário, e não pela concordância.

Resultados:

os resultados apontam para duas classes distintas de esquemas (reativos e resilientes), que condicionam o efeito de atitudes e da estrutura organizacional na valorização e satisfação dos funcionários.

Conclusões:

além de fornecermos um tutorial de uso da técnica, nós apontamos sua relevância para os estudos sobre cultura organizacional.

Palavras-chave:
análise de classes correlacionais; sistemas de crenças; significados compartilhados; valores organizacionais; esquemas culturais

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br