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Mensuração de Atitude: Proposição de um Protocolo de Elaboração de Escalas

Measurement of Attitude: Proposition of a Protocol for Preparation of Scales

Resumo

Este ensaio teórico dedicou-se a estudar como escalas são formadas e a partir de que procedimentos é possível considerá-las válidas e aptas para o uso como instrumento científico legítimo. Nesta ótica, o objetivo deste artigo foi propor um protocolo de construção de escalas de mensuração de atitude. O protocolo proposto configura-se como a reunião lógica de passos baseados em teóricos como Allport e Hartman (1925)Allport, F. H., & Hartman, D. A. (1925). The measurement and motivation of atypical opinion in a certain group. The American Political Review, 19(4), 735-760. doi: 10.2307/2939163
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, Thurstone (1928)Thurstone, L. L. (1928). Attitudes can be measured. American Journal of Sociology, 33(4), 529-554. doi: 10.1086/214483
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, Likert (1932)Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22(140), 1-55., Campbell e Fiske (1959)Campbell, D. T., & Fiske, D. W. (1959). Convergent and discriminant validation by the multitrait-multimethod matrix. Psychological Bulletin, 56(2), 81-105. doi: 10.1037/h0046016
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e Bock (1972)Bock, R. D. (1972). Estimating item parameters and latent ability when responses are scored in two or more nominal categories. Psychometrika, 37(1), 29-51. doi: 10.1007/BF02291411
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, que permeiam todo o caminho da elaboração de escalas, quais sejam a definição de Construto, a escolha da escala em si, a elaboração dos itens, a purificação da escala e, finalmente, a validação desta. Ao final do estudo, apresenta-se um protocolo de elaboração de escalas específico para mensuração de atitude que se diferencia dos protocolos vigentes de Churchill (1979)Churchill, G. A. (1979). A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research, 16(1), 64-73. doi: 10.2307/3150876
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, Rossiter (2002)Rossiter, J. (2002). The C-OAR-SE procedure for scale development in marketing. International Journal of Research in Marketing, 19(4), 305-335. doi: 10.1016/S0167-8116(02)00097-6
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e DeVellis (2003)DeVellis, R. F. (2003). Scale development: theory and applications (2nd ed.). London: Sage Publications, Inc.ao reunir ineditamente um conjunto de técnicas promissoras como, principalmente, a delimitação objetiva do constructo por grupo focal, proposição de uma escala em si dicotômica, purificação da escala por teoria de resposta ao item (TRI) e validação preditiva.

Palavras-chave
mensuração de atitude; protocolo de elaboração de escala; mensuração escalar; escala múltipla

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