Acessibilidade / Reportar erro

Eficiência das Ferrovias Especializadas em Transporte de Minério de Ferro e Pelotas

RESUMO

Objetivo:

objetiva-se comparar a eficiência relativa das ferrovias especializadas em transporte de minério de ferro (MFe) e pelota (PLMFe), que fazem parte do patrimônio das empresas de mineração e usinas de pelotização considerando o cenário de 2016.

Métodos:

foi utilizada a técnica análise envoltória de dados (DEA), com aplicação do modelo de retornos constantes de escala (CCR) e orientação à saída (output); o método multicritério combinatório inicial para escolha das variáveis de entrada e a regressão Tobit como estratégia de validação do modelo DEA.

Resultados:

das doze ferrovias avaliadas, três ferrovias foram identificadas como eficientes: Estrada de Ferro Carajás, Fortescue e Mount Newman.

Conclusões:

o modelo aplicado foi considerado como um bom método para avaliar a eficiência das ferrovias especializadas em transporte de MFe e PLMFe, pois determinou a eficiência de cada ferrovia, sugerindo o aumento necessário na variável de saída ou ajustes nas variáveis de entrada para que as ferrovias atinjam a fronteira de eficiência. Com isso, as empresas podem utilizar os resultados deste estudo para guiar melhorias futuras para tornar suas ferrovias mais eficientes ou se manter na fronteira de eficiência.

Palavras-chave:
ferrovias especializadas em minério de ferro e pelotas; análise envoltória de dados; eficiência do transporte ferroviário de carga

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br