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Uso da Fotografia na Pesquisa Organizacional: Legitimidade e Potencialidades

RESUMO

Objetivo:

discutir o uso do método fotográfico como meio de produzir evidências na pesquisa organizacional e contribuir com o debate para que o método alcance maior legitimidade a partir das nuances que delimitam o campo organizacional.

Proposta:

por meio de um ensaio são apresentadas características, approaches do método fotográfico, limitações e possibilidades de sua aplicação como um meio de produzir evidências em pesquisas organizacionais com rigor, relevância, acurácia e impacto. Discutem-se ainda aspectos práticos da análise fotográfica e os dilemas que acompanham o pesquisador em seu uso. São também apresentados exemplos de reflexões que são úteis aos pesquisadores quando fizerem uso da análise fotográfica.

Conclusões:

diante do restrito uso da fotografia no contexto da pesquisa organizacional, do reduzido escopo de artigos publicados com análise fotográfica e do potencial que o método possui em produzir evidências, o ensaio instiga os atores do campo a ampliar o uso da fotografia e discute meios para que ela alcance maior espaço entre pesquisadores, editores, avaliadores e leitores. Dado o amplo escopo teórico e metodológico no qual a fotografia pode ser aplicada e as facilidades tecnológicas contemporâneas, a superação deste uso reduzido está relacionada mais à necessidade de maior legitimidade da fotografia pelos pares do que por especificidades do método.

Palavras-chave:
pesquisa qualitativa; metodologia visual; organização

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