Acessibilidade / Reportar erro

Mães Podem ser Heróis? Maternidade e Maternal Body Work nos Bombeiros Militares

RESUMO

Objetivo:

o artigo analisa as práticas discursivas relacionadas à maternidade e ao maternal body work que circulam entre os bombeiros militares, por meio da construção cultural do bombeiro-herói, que afeta simultaneamente a construção das mulheres militares como mães e bombeiras ideais.

Marco teórico:

para tanto, foram utilizados os estudos sobre maternal body work e gênero nas organizações militares.

Método:

foram realizadas entrevistas semiestruturadas com bombeiras militares grávidas e mães, e os dados foram analisados através da análise foucaultiana do discurso (AFD).

Resultados:

o herói estabelece conflitos entre maternidade e trabalho, que reduzem o status das mulheres bombeiras na organização. Para lidar com tais conflitos e contradições, as mulheres bombeiras engajam-se em um maternal body work, buscando conciliar as demandas do trabalho com as demandas da maternidade.

Conclusão:

os resultados do artigo evidenciam que a construção do imaginário do bombeiro herói consiste em uma norma social não escrita, que estabelece relações de poder que inferiorizam e afastam, simultaneamente, os corpos maternais da possibilidade de serem considerados corpos heroicos e corpos ideais para o trabalho de bombeiro militar.

Palavras-chave:
maternidade; maternal body work; heróis; mulheres oficiais bombeiras; bombeiros militares

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br