Acessibilidade / Reportar erro

Incremento na Alavancagem Impulsionado pela Adoção do Padrão Internacional Contábil

RESUMO

Contexto:

a adoção das Normas Internacionais Contábeis (IFRS) no Brasil aprimorou as práticas de governança corporativa e informações disponíveis para investidores, proporcionando maior transparência. Apesar de seu efeito obrigatório, empresas listadas nos segmentos da B3 (Novo Mercado e Nível 2) já estavam ajustadas nesse padrão, permitindo sua comparação com empresas afetadas pela lei.

Objetivo:

analisar influência da adoção das IFRS na estrutura de capital das empresas de capital aberto brasileiras comparando empresas afetadas pela lei (Regular e Nível 1) com as já adequadas ao padrão internacional (Novo Mercado e Nível 2).

Método:

realizamos um estudo quase-experimental pela estimação do modelo Diferenças em Diferenças (DID) para comparar os níveis de alavancagem das empresas antes e depois das IFRS.

Conclusões:

identificamos que as empresas tratadas tiveram maior alavancagem de mercado após a adoção do IFRS, influenciadas pela maior divulgação de informações e, consequentemente, menor percepção de risco dos investidores. A estimação do modelo DID evidenciou que as diferenças obtidas foram influenciadas pelo maior efeito na alavancagem de mercado para as empresas tratadas e na dívida líquida para as empresas de controle. As premissas da teoria do pecking order foram confirmadas para a maioria das variáveis de controle.

Palavras-chave:
estrutura de capital; normas internacionais de contabilidade; segmentos especiais da B3

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br