Acessibilidade / Reportar erro

Proposta de um Modelo Hesitant Fuzzy Linguistic TOPSIS para Segmentação de Fornecedores

RESUMO

Objetivo:

este estudo propõe um modelo hesitant fuzzy linguistic TOPSIS para segmentação de fornecedores baseado em critérios econômicos, ambientais e sociais.

Proposta:

o modelo classifica os fornecedores em uma matriz de segmentação considerando suas capacidades e a disposição para colaborar. Foi implementado usando Microsoft Excel© e aplicado em uma usina hidrelétrica. Dois funcionários da empresa escolheram um conjunto de critérios de segmentação, atribuíram pesos a estes critérios e avaliaram o desempenho de alguns fornecedores. A aplicação-piloto permitiu analisar o desempenho de seis fornecedores e classificá-los de acordo com 28 critérios. Os resultados da classificação foram endossados pelos decisores envolvidos.

Conclusão:

o modelo apresenta resultados consistentes e pode auxiliar gestores na elaboração de programas de desenvolvimento visando a melhorar o desempenho econômico, ambiental e social dos fornecedores. Também é capaz de apoiar decisões em grupo sob incerteza e hesitação, habilita o uso de expressões linguísticas e não limita a quantidade de critérios e alternativas.

Palavras-chave:
segmentação de fornecedores; hesitant fuzzy linguistic TOPSIS; decisão multicritério

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br