Acessibilidade / Reportar erro

Responsabilidade Ambiental, Distância Psicológica e Consumo Ambiental: Mediação em Estudantes de Contabilidade

RESUMO

Objetivo:

este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a distância psicológica com o consumo ambiental, consubstanciado na intenção de compra e na lealdade a produtos pró-ambientais, mediadas pela responsabilidade ambiental.

Métodos:

foram analisadas 113 respostas obtidas por meio de uma survey realizada junto aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis utilizando-se da técnica de modelagem de equações estruturais para identificar as relações propostas e o possível efeito mediador existente entre os construtos.

Resultados:

os resultados ilustram a existência de mediação parcial da responsabilidade ambiental na relação entre distância psicológica com a intensidade de compra e total com a lealdade dos consumidores. A não rejeição da hipótese de pesquisa expõe a importância da análise de elementos psicológicos frente ao comportamento de consumo de produtos pró-ambientais.

Conclusões:

as contribuições teóricas indicam que a responsabilidade ambiental é capaz de promover o consumo de produtos pró-ambientais. Em termos práticos, cursos de Ciências Contábeis podem incorporar discussões sobre valores éticos socioambientais, expandindo os debates em sala de aula sobre responsabilidade ambiental para além dos aspectos financeiros voltados especificamente para a criação de valor econômico para a organização.

Palavras-chave:
distância psicológica; responsabilidade ambiental; ciências contábeis

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br