Acessibilidade / Reportar erro

Barreiras, Adaptabilidade, Empregabilidade e Satisfação: Percepções de Carreira de Formandos em Administração

RESUMO

Objetivo:

esta pesquisa pretende verificar a influência das percepções de barreiras de carreira e de adaptabilidade na empregabilidade e na satisfação com a carreira entre formandos em Administração em instituições de educação superior.

Métodos:

realizou-se uma pesquisa do tipo survey com 358 estudantes dos últimos semestres da graduação. A análise dos dados envolveu estatística descritiva, teste de hipótese da diferença entre médias amostrais e modelagem de equações estruturais.

Resultados:

houve diferenças significativas nas percepções de barreiras de carreira conforme o sexo e a cor. No teste das hipóteses, constatou-se que barreiras contextuais de carreira não predizem a empregabilidade e a satisfação, ao contrário do que era esperado. Já a adaptabilidade se revelou como preditora de ambas, e a empregabilidade se revelou como preditora da satisfação.

Conclusões:

os resultados reforçam que as características sociodemográficas dos indivíduos são indicadores potenciais para a compreensão das percepções de barreiras de carreira. Ademais, o desenvolvimento contínuo pelos estudantes da adaptabilidade (preocupação, controle, curiosidade, confiança) para construir as carreiras e a própria vida influencia de forma importante as percepções favoráveis de capacidades gerais para o trabalho (empregabilidade) e de sucesso na carreira.

Palavras-chave:
desenvolvimento de carreira; barreiras de carreira; adaptabilidade; sucesso de carreira; educação superior

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br