Acessibilidade / Reportar erro

Comportamentos (Não)Monetários: Como Moralidade e Status Formam as Percepções sobre Ações Sustentáveis

RESUMO

Objetivo:

em resposta à crescente importância de questões ambientais, mais e mais consumidores têm adotado um estilo de vida sustentável. Dessa forma, é importante entender como consumidores formam julgamentos e percepções sobre as diferentes possibilidades de ser mais sustentável. O objetivo deste estudo é investigar como a sinalização sobre comportamentos sustentáveis (não)monetários impacta as avaliações que os consumidores fazem sobre a contribuição da ação sustentável e sobre o ator responsável pela ação.

Marco teórico:

com base na teoria da sinalização de custos, esta pesquisa investiga como os consumidores formam julgamentos sobre comportamentos sustentáveis (não) monetários.

Método:

o Estudo 1 foi um single factor (ação sustentável: não monetária vs. monetária) com design entre grupos. O Estudo 2 foi um 2 (ação sustentável: não monetária vs. monetária) por 2 (intensidade dos custos: alto vs. baixo custo) com design entre grupos. As variáveis mensuradas foram: contribuição percebida, elevação moral, moralidade e status socioeconômico.

Resultados:

esta pesquisa mostra que observadores formam percepções mais positivas sobre ações sustentáveis não monetárias (vs. monetárias), fazendo inferências mais positivas em relação à contribuição ambiental e elevação moral. Adicionalmente, há evidências de que julgamentos morais delineiam o efeito proposto. Dado o esforço dos indivíduos em realizar a ação não monetária, estes são percebidos com maior moralidade quando comparados aos indivíduos que compram produtos sustentáveis.

Conclusão:

embora pesquisas anteriores mostrem que comprar produtos green sinaliza status, este estudo mostra que o status não é suficiente para disparar inferências mais positivas sobre o ator (elevação moral - admiração) e sobre a contribuição da ação para o meio ambiente.

Palavras-chave:
teoria da sinalização de custos; moralidade; comportamentos sustentáveis (não)monetários; contribuição ambiental; elevação moral

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br