Acessibilidade / Reportar erro

A Relação entre Gerenciamento de Resultados e Market Timing

RESUMO

Objetivo:

verificar se as empresas que praticam equity market timing apresentam níveis mais elevados de gerenciamento de resultados ao redor do período de emissão de ações.

Método:

a amostra compreende 68 ofertas sazonais de ações realizadas no Brasil, entre 2004 e 2015. Classificam-se as empresas entre timers e non-timers quanto à decisão de emissão de ações e estimam-se os níveis de gerenciamento de resultados de cada empresa por meio dos modelos Jones Modificado e Jones Modificado com ROA. A proposição de pesquisa é testada utilizando um modelo de regressão linear.

Resultados:

as empresas que praticam equity market timing gerenciam mais seus resultados, de modo a aumentar o lucro contábil, em relação às empresas que não fazem uso dessa prática. Portanto, os gestores, para explorar janelas de oportunidade, podem aumentar o lucro contábil por meio de accruals e, assim, influenciar a capacidade do mercado de precificar corretamente as ações.

Conclusão:

as empresas praticam o gerenciamento de resultados como uma forma de explorar janelas de oportunidades no mercado de ações brasileiro. Isso reforça a necessidade de uma análise mais cuidadosa dos lucros da empresa por investidores, analistas, auditores e reguladores, ao passo que exige esforços para evitar essas práticas por meio de compliance, governança e regulamentação.

Palavras-chave:
equity market timing; gerenciamento de resultados; janelas de oportunidade; mercado de ações

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br