Novos ambientes de produção, competição global e novas tecnologias de informação são alguns dos tópicos utilizados para enfatizar que as organizações necessitam de mudanças no seu processo de avaliação de desempenho. A relação entre o grau de confiança na informação contábil e o comportamento individual tem sido investigada em pesquisas na área de contabilidade comportamental. Por outro lado, a perspectiva informacional estuda como o nível de desempenho organizacional depende da disponibilidade de indicadores de desempenho que permitam identificar a relação de causa-efeito entre decisões e resultados. Na tentativa de melhor compreender como estas teorias estão relacionados à avaliação de desempenho organizacional, este ensaio oferece uma discussão teórica sobre os seguintes tópicos: Quais são as dimensões da avaliação de desempenho organizacional? Como e em que extensão o sistema de remuneração está relacionado à avaliação de desempenho? Por que a definição de critérios para avaliação de desempenho organizacional é uma tarefa complexa?
contabilidade comportamental; avaliação de desempenho; remuneração; critérios de desempenho