Acessibilidade / Reportar erro

Afirmação Fânica: Aleturgia em um Fandom de Música Indie

RESUMO

Contexto:

altamente identificados com o gênero, os fãs de indie se demonstram engajados e produtivos, sobretudo em comunidades virtuais onde fazem circular suas opiniões e dividem experiências.

Objetivo:

uma vez que relações mediadas pelo consumo propiciam condições para se constituir subjetividades, baseamos-nos na teoria foucaultiana com o objetivo de analisar como as interações de fãs de música indie evidenciam um processo aletúrgico de subjetivação.

Metodologia:

para tal, realizamos uma netnografia em um grande fórum global de discussão de música indie.

Resultados:

os resultados demonstram uma configuração cultural em que o senso comunal legitima condutas, fundamentadas por meio de depoimentos emocionais e manifestações de expertise, que estabelecem a própria condição de fanidade, associada à capacidade de seus membros de delinear o objeto de fanidade e desenvolver uma autoridade fânica e daí se posicionar em relação à lógica de mercado em que o gênero se insere.

Conclusão:

assim, concluímos que os fãs de música indie performam uma aleturgia de afirmação. O estudo inova ao adotar a concepção de aleturgia como meio de analisar a subjetivação de fãs, que se evidencia como uma lacuna teórica no campo da CCT.

Palavras-chave:
fãs; música indie; subjetividade; aleturgia; netnografia

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br