Acessibilidade / Reportar erro

Direcionamento de Modelos de Negócio para a Sustentabilidade no Turismo de Natureza do Ártico

RESUMO

Contexto:

cresce cada vez mais o número de pesquisas que se voltam para a sustentabilidade como um conceito de grande destaque, dando origem a uma arena diversa e interessante na literatura gerencial, na qual é amplamente reconhecida a relevância dos modelos de negócios.

Objetivo:

ao integrar a sustentabilidade ao conceito de modelo de negócios, este estudo tenta determinar como se direcionam os modelos de negócios com vistas à sustentabilidade.

Métodos:

aplica-se uma abordagem qualitativa de casos múltiplos para examinar cinco pequenas/microempresas que oferecem atividades de turismo de natureza na Noruega ártica.

Resultados:

identificaram-se quatro direcionadores internos e seis externos considerados essenciais para a incorporação da sustentabilidade nos modelos de negócio.

Conclusão:

os resultados contribuem para o campo dos modelos de negócio sustentáveis, aprofundando a compreensão de como direcionadores internos e externos específicos operam em diferentes modelos de negócio. Além disso, os modelos de negócios se voltam à sustentabilidade de formas distintas, dependendo do grau com que a incorporam.

Palavras-chave:
modelos de negócio; sustentabilidade; direcionadores; turismo de natureza no Ártico

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br