Acessibilidade / Reportar erro

Natura Vai às Compras: O Caso de uma Multinacional de Mercado Emergente

RESUMO

Este caso de ensino explora a trajetória internacional de uma empresa multinacional de mercado emergente que faz parte da indústria de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal. A Natura &Co apresenta duas estratégias de internacionalização distintas em duas fases do seu processo de internacionalização: as primeiras decisões parecem seguir o modelo gradual e incremental descrito como o modelo de Uppsala; mais tarde, a empresa caminha para uma abordagem mais arriscada, explicada pela perspectiva do trampolim, ao iniciar uma série de grandes aquisições internacionais. O caso é originalmente projetado para disciplinas de negócios internacionais e estratégia internacional em nível de pós-graduação e explora as teorias acima mencionadas, bem como os motivos de internacionalização e modos de entrada seguidos pela empresa.

Palavras-chave:
caso de ensino; estratégia de internacionalização; EMNE; modelo de Uppsala; perspectiva do trampolim

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br