Acessibilidade / Reportar erro

Moedas Sociais Digitais, Pressões Institucionais e a Modelagem Social da Tecnologia

RESUMO

Objetivo:

analisar a institucionalização dos bancos comunitários como promotores de inclusão financeira considerando suas estratégias empreendidas frente a pressões institucionais.

Marco teórico:

referencial teórico delimitado a partir das estratégias organizacionais em resposta às pressões institucionais no processo de implementação de mudanças por tecnologias de informação e comunicação (TICs), nas táticas e estratégias utilizadas em mercados inclusivos e na modelagem social da tecnologia.

Métodos:

realizou-se estudo de caso com o Banco Mumbuca, onde a moeda social digital é amplamente utilizada, por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas e estruturadas, todos alvos de análise de conteúdo.

Resultados:

resultados apontam contribuições teóricas no que diz respeito à multiplicidade constituinte, duas novas tipologias nas táticas utilizadas em mercados inclusivos, assim como a mudança de status do elemento conteúdo se tornando um elemento de contexto no desenvolvimento gradual da tecnologia.

Conclusão:

os bancos comunitários fazem frente às pressões institucionais por várias estratégias identificadas na teoria, bem como ampliam as táticas utilizadas em mercados inclusivos e que a implementação de mudanças por TICs tem se dado de forma gradual, com processos de mudança ancorados na tecnologia-em-prática.

Palavras-chave:
bancos comunitários; pressões institucionais; moeda social digital; inclusão financeira; desenvolvimento local

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br