Acessibilidade / Reportar erro

Modelo de Negócio e Estratégia: Em Busca de um Diálogo a partir da Perspectiva do Valor

Resumo

O valor é a unidade de análise de um modelo de negócio, e também o principal objetivo da estratégia. Tanto do ponto de vista acadêmico como prático a questão que guia a definição de um modelo de negócio é: como criar, configurar e apropriar valor? As teorias de administração estratégica e de modelos de negócio já realizaram avanços em alguns aspectos do valor, mas apresentam equívocos importantes para responder esta questão, principalmente porque ainda apresentam uma visão estática, focada apenas no conteúdo ou resultado. O objetivo deste artigo é desenvolver uma articulação teórica entre modelo de negócio e estratégia a partir de uma visão dinâmica do valor, baseada na combinação de conteúdo e processo estratégico. Para isso, são incorporadas contribuições de várias teorias do valor, como a econômica, a de marketing, administração estratégica e configuração organizacional. A principal proposição é que o modelo de negócio é uma estrutura emergente, definida a partir da interação entre decisões estratégicas de descoberta e reconhecimento de oportunidades (criação do valor), implementação (configuração do valor) e obtenção de retorno (apropriação do valor).

Palavras-chave:
modelos de negócio; criação do valor; configuração do valor; apropriação do valor

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br