Acessibilidade / Reportar erro

Novos Problemas, Novos Métodos: Uso da Interactive Qualitative Analysis (IQA) na Pesquisa em Administração

RESUMO

Objetivo:

o objetivo deste artigo é apresentar a interactive qualitative analysis (IQA) como uma estratégia de pesquisa qualitativa a ser utilizada nos estudos em administração, detalhando a aplicação do método. Sendo a IQA uma estratégia oriunda da pesquisa em educação, o presente estudo apresenta como contribuição a discussão das potencialidades de sua utilização na pesquisa em administração.

Metodologia:

a IQA é apresentada a partir do passo a passo da aplicação do método em um problema da área de empreendedorismo.

Resultados:

a IQA tem como objetivo gerar um mapa mental compartilhado dos membros de um grupo de foco sobre o fenômeno em estudo. Coleta e análise de dados são conduzidas paralelamente e as primeiras análises são realizadas pelos próprios participantes da pesquisa. Os resultados apresentados em um conjunto de relações entre os elementos do mapa mental são teorizados. O caráter indutivo das etapas iniciais da pesquisa, combinado com procedimentos dedutivos, permite novas maneiras de analisar os problemas investigados, reforçando o caráter exploratório da pesquisa qualitativa.

Conclusão:

o replicável protocolo de coleta e análise de dados promove a confiabilidade e a validade da pesquisa, apresentando evidências de que as interpretações são suportadas pelos dados e permitindo avanços metodológicos e teóricos.

Palavras-chave:
análise qualitativa interativa (IQA); pesquisa qualitativa; métodos indutivos; métodos de pesquisa; metodologia

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br