Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade Decisória dos Gestores Públicos: Contribuições da Inteligência e Gestão do Conhecimento

RESUMO

Contexto:

nos últimos anos, estudos buscaram analisar de que forma os processos de inteligência e de gestão do conhecimento são compreendidos e aplicados no contexto da gestão pública, ambiente em que esses processos aparecem como um ponto a ser explorado para potencializar a qualidade decisória.

Objetivo:

analisar como os gestores públicos aplicam inteligência e gestão do conhecimento visando a uma maior qualidade decisória. Método: a partir de protocolo de pesquisa definido e validado, foram realizadas entrevistas com dezessete gestores públicos do sul do Brasil. Para a análise, foi aplicada a técnica de análise comparativa qualitativa utilizando conjuntos fuzzy para identificar caminhos efetivos para tomada de decisão em Governo.

Resultados:

os resultados indicam a importância da efetiva gestão de dados, informações e conhecimentos para qualidade decisória de gestores públicos, demonstrando que a pouca qualidade decisória está relacionada à ausência ou à reduzida utilização de gestão do conhecimento e inteligência na gestão pública.

Conclusão:

além de analisar condições e propor caminhos para levar a uma maior qualidade na tomada de decisão dos gestores públicos, foi possível contribuir para a temática de gestão do conhecimento e inteligência na gestão pública, bem como beneficiar o governo com caminhos a serem consolidados e melhor explorados.

Palavras-chave:
gestão pública; gestão do conhecimento; inteligência; análise comparativa qualitativa; conjuntos fuzzy

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br