Acessibilidade / Reportar erro

Casos Múltiplos de Voluntariado Pró-Vida em uma Abordagem Ética Neoaristotélica

RESUMO

Objetivo:

compreender a relação entre virtudes morais e phronesis a partir de voluntários de organizações da sociedade civil que atuam pela proteção e auxílio de gestantes, conhecidas como pró-vida.

Marco teórico:

apresenta-se a perspectiva da ética das virtudes na abordagem neoaristotélica como arcabouço teórico, segundo a qual a conduta humana é entendida com base nas disposições do caráter, as virtudes morais, bem como por meio da sabedoria prática ou phronesis, tendo por finalidade (telos) o florescimento humano.

Método:

a estratégia de pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa de estudos de casos múltiplos em organizações brasileiras (n = 2) e espanholas (n = 2), focando-se em seus voluntários (n = 17 participantes). O acesso ao campo foi realizado por meio de observação participante, entrevista presencial semiestruturada e pesquisa documental, analisando tematicamente o seu conteúdo com o auxílio do software NVivo.

Resultados:

os resultados sugerem como eles atuam e aprendem virtudes ao longo de sua experiência como voluntário - prudência (phronesis), temperança, coragem e esperança - para saber abordar, aconselhar, julgar ou conter o julgamento e ajudar gestantes a estabelecer prioridades e perspectivas para o futuro (foresight). As evidências suportam a relação entre phronesis-temperança e phronesis-esperança, para equilibrar prioridades correntes e expectativas futuras.

Conclusão:

contextos diferentes podem revelar virtudes semelhantes nas práticas de voluntários. Os resultados reforçam o pressuposto da unidade das virtudes. Evidências, limitações e possibilidades de pesquisa são discutidas.

Palavras-chave:
virtudes morais; prudência; phronesis; voluntariado; ética das virtudes

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br