Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvendo Apreciação da Contabilidade Emancipatória mediante a Pesquisa Empírica: Questões de Método

RESUMO

Objetivo:

este ensaio visa a obter insights sobre a natureza dos desenhos e métodos de pesquisa que melhor reflitam a pesquisa contábil emancipatória pós-marxista promovida por Gallhofer, Haslam e autores relacionados.

Tese:

a pesquisa contábil emancipatória, conforme promovida por Gallhofer e Haslam, é não dogmática, subjetivista e crítica. É consistente com uma ampla gama de métodos, embora seja especialmente servida por formas de pesquisa qualitativa em relação a áreas-chave, valorizando fontes diversas.

Conclusões:

os autores delineiam possibilidades de métodos e desenhos de pesquisa apropriados nesta área. Exploramos a apreciação teórica da contabilidade emancipatória, refletindo sobre os debates quanto à filosofia do método na literatura em busca de insights. As particularidades e refinamentos envolvidos na apreciação das dimensões da contabilidade emancipatória são articulados: o caráter multidimensional do funcionamento e da dinâmica da contabilidade; os processos e fenômenos complexos e dinâmicos que moldam o significado das contas; a visão de melhoria; a orientação específica da práxis. Ao mesmo tempo, apontamos semelhanças com outros tipos de pesquisa crítica em contabilidade.

Palavras-chave:
pesquisa contábil emancipatória; contabilidade emancipatória; questões de método

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br