Acessibilidade / Reportar erro

Influência da Cultura Familiar no Gerenciamento de Risco Empresarial em Empresas Brasileiras

RESUMO

Contexto:

o envolvimento da família cria objetivos específicos que incluem os interesses e valores da família e é usado para buscar a visão da família, criando práticas eficazes de governança corporativa e gerenciamento de risco.

Objetivo:

nosso objetivo é avaliar a relação entre a influência familiar e o gerenciamento de riscos empresariais em empresas familiares brasileiras.

Método:

os dados de 142 empresas familiares foram analisados por meio de estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. O construto de gerenciamento de riscos corporativos compreendeu: identificação, avaliação, resposta e comunicação. A influência da família foi capturada pelo poder, experiência e cultura.

Resultados:

os resultados ampliam o entendimento de que, entre as três dimensões familiares investigadas, a cultura é a que melhor explica as práticas de gerenciamento de riscos.

Conclusões:

concluímos que quanto maior o nível de cultura familiar, maior o nível de atenção ao gerenciamento de riscos empresarial.

Palavras-chave:
negócio familiar; modelo F-PEC; gerenciamento de riscos corporativos; empresas familiares

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Av. Pedro Taques, 294,, 87030-008, Maringá/PR, Brasil, Tel. (55 44) 98826-2467 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: rac@anpad.org.br